segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Receitas do Campo - Brunch

Aproveitando a proximidade do final do ano, e com minhas atividades ficando cada vez mais puxadas, estarei postando somente uma vez por semana, de hoje, primeiro de dezembro, até meados de fevereiro, quando voltarei de férias e começarei também meu curso na ETF, de Tecnologia em Sistemas para Internet. Até lá, estarei ocasionalmente acompanhando os comentários e preparando conteúdo para o novo ano. Para esse período eu preoarei uma série de posts sobre comidas goianas. Espero que gostem.

Hoje eu vou começar uma nova linha de posts, diferente de tudo o que eu já havia feito. Na verdade, não tão diferente. Depois que postei aquelas receitas de donnuts dos simpsons, algumas pessoas me perguntaram porque eu não postei outras receitas. Eu respondo: Não postei porque não tinha tema nenhum para inserir as receitas nos posts.

Agra, depois da minha última visita à Jataí, eu resolvi postar umas receitas que eu colhi por lá, pois na época da minha viagem, eu tinha em mente que eu iria me mudar e passar a morar sozinho em algum momento futuro. Foi aí então que resolvi conversar com pessoas que conheço e dessa conversa, juntei várias receitas de muitas coisas diferentes.

Como todas as avós que conheço têm seu caderninho de receitas com as receitas que mais gostam, porque não eu não criar meu "caderninho de receitas"? Então, dessa nova idéia, surgiu essa série de posts, que irão abordar certos temas relacionados à culinária. Hoje começaremos com uma das horas mais legais de se comer: o café da manhã.



Brunch

Brunch é o nome dado a um café da manhã que ocorre um pouco mais tarde, mas que é completo o bastante para substituir o almoço. É uma gíria inglesa, que significa breakfast + lunch. O brunch é normalmente oferecido em grandes hotéis mundo afora e, geralmente, nos finais de semana e feriados.

Waffles

2 copos (americano) de farinha de trigo
2 copos (americano) de leite
4 colheres (sobremesa) de manteiga derretida
4 ovos
2 colheres (sobremesa) de essência de baunilha
1 pitada de sal

Juntar todos os ingredientes e bater na batedeira.
Preparar em formas especiais: elétricas ou no gás.
Untar com manteiga e servir com geléia, mel ou chantilly..

Muffins

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sobremesa) de manteiga derretida
4 ovos
2 colheres (sobremesa) de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó (1 de pó royal e 1 de bicarbonato de sódio)

Recheios opcionais:
chocolate meio amargo, pitangas ou amoras (frescas).

Juntar todos os ingredientes, misturar bem e colocar para assar em forma untada. Forno médio. Usar formas especiais para muffins

Tortinhas de Maçã

Massa:

300g de farinha de trigo
200g de margarina
100g de açúcar

Recheio:
12 maçãs descascadas e raladas
2 colheres (sobremesa) de canela em pó
passas e nozes picadas a gosto (ou castanha de caju, castanha do Pará ou baru)

Juntar todos os ingredientes misturando-os com as mãos, até formar um massa lisa e consistente, sem grudar nas mãos.

Montagem: camadas finas de massa. Formas adequadas para tortinhas, untadas com óleo e enfarinhadas. Podem ser usadas formas de muffins.

Pré assar por mais ou menos 7 minutos. O restante da massa abrir sobre uma mesa, e fazer, com a ajuda de um copo, as tampinhas. Colocar o recheio dentro da massa, que foi pré assada, e depois colocar as tampinhas.

Preparo do Recheio:

Colocar a maçã e a canela para cozinhar, depois de cozida tirar o líquido em excesso e colocar as nozes ou castanhas e as passas.

Pão de Mel

1 xícara (chá) de mel
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de café forte (coado)
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de canela em pó
suco de 2 limões
2 colheres (chá) de fermento em pó ou bicarbonato de sódio

Juntar todos os ingredientes menos o limão e o fermento em pó. Bater bem. Depois misturar o limão e o fermento em pó e levar ao forno baixo, por 1 hora e meia.

Pão de Trigo Integral

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo comum
1 1/4 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de margarina ou gordura
1 colher (sopa) de fermento fresco para pão
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de açúcar

Preparar o fermento com açúcar (o fermento fica líquido), juntar farinha comum e um pouco da água, misturar bem e deixar crescer. Juntar os outros ingredientes. Sovar bem e deixar crescer até dobrar de volume. Sovar bem. Colocar em duas formas para pão, deixar crescer por 1/2 hora e forno quente por 1 hora.

Enroladinhos de Queijo

1 litro de leite
2 colheres (sopa) de margarina
1 ovo
sal a gosto
2 colheres (sopa) de fermento fresco para pão
1 colher (sopa) de açúcar
2 quilos de farinha de trigo
1 queijo meia cura

Preparar o fermento com 1/2 litro de leite, 1/2 quilo de farinha e açúcar. Deixar crescer. Juntar os demais ingrediente e a farinha até formar uma massa lisa e macia. Deixar crescer até dobrar de volume. Sovar muito bem. Abrir a massa, aos poucos, formando pequenos retângulos, que devem ser enrolados com um pedaço de queijo dentro. Colocar em tabuleiros e deixar crescer antes de ir para o forno quente por 10 a 15 minutos.

Manteiga

3 litros de creme de leite natural
2 colheres (sobremesa) de bicarbonato de sódio
1 colher (sobremesa) rasa de sal

Bater na batedeira todo o creme até virar manteiga, mais ou menos uns 15 minutos. Depois lavar a manteiga, até ficar com a água bem limpa. Colocar o bicarbonato de sódio, misturar bem e lavar novamente. Colocar o sal. Acondicionar em vasilhas com tampas e colocar na geladeira.

Panetone de Trigo Integral

1 quilo de farinha de trigo integral
1/2 quilo de farinha de trigo comum
1/2 quilo de açúcar
5 gemas
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de fermento fresco para pão
100 g de margarina derretida
1/2 quilo de frutas cristalizadas picadas
1/2 quilo de uva passa sem sementes
300 g de xerém de castanha de caju ou baru.

Preparar o fermento em 1/2 litro de leite, 1 xícara de açúcar e farinha comum. Deixar crescer. Juntar as gemas, o restante do açúcar e do leite e acrescentar as farinhas, sovando muito bem. Adicionar a margarina e sovar muito bem. Deixar crescer até a massa dobrar de volume. Sovar bem. Repartir em 4 ou 6 partes (conforme o tamanho do panetone desejado) abrir a massa e colocar frutas cristalizadas, uvas passas e xerém (caju ou baru). Deixar crescer nas formas. Forno quente por 40 minutos ou até dourar e estar bem cozido.