quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Musicais ...

O teatro musical foi um gênero muito apreciado no EUA durante as décadas de 40' e 50' que ainda persiste. Este tipo de peças são exibidas tipicamente em grandes salas criadas exclusivamente para esse efeito, como o Broadway Theatre, a mais prestigiada de todas. Os Broadway Shows, também assim conhecidos, são essencialmente grandes produções comerciais mainstream - nada de muito chocante, portanto - feitas para colher aceitação generalizada. Dependendo da reação da crítica e do público podem permanecer até vários anos em exibição, indicador do seu sucesso.

O típico Broadway Show consiste num espetáculo que alia música e dança à tradicional representação e declamação teatral. Várias coisas o distinguem da ópera, como o ênfase dado à dança, aos diálogos e ao uso de géneros musicais populares; além disso são invariavelmente representados na língua da audiência a que se destinam; tampouco há cantores profissionais, como na ópera - os atores são sobretudo bailarinos que cantam razoavelmente (e usam microfones). Este aspecto sempre foi tido em conta pelos compositores que sabiam que não podiam escrever fraseados muito exigentes para a voz.

Não obstante as limitações vocais dos atores, a bonomia dos argumentos e a necessária vertente comercial dos espetáculos, os musicais da Broadway tiveram ao seu serviço alguns dos maiores compositores do século XX. George Gershwin, Cole Porter, Richard Rodgers, Irving Berlin, Jerome Kern, Noel Coward, Leonard Bernstein dispensam apresentações (ou links).

Alguns destes espetáculos que permaneceram muito tempo em cartaz tornaram-se imensamente famosos e percorreram o mundo em digressão. É o caso de Oklahoma, Les Miserables e Cats. Outros deram também origem a filmes: West Side Story, The Sound of Music, My Fair Lady ou Jesus Christ Superstar. Recentemente a tendência parece ter-se invertido. Os musicais adaptam histórias do cinema e nem os filmes de animação escapam: The Colour Purple, A Bela e o Monstro ou O Rei Leão.

Os musicais atualmente em cartaz na Broadway são, de acordo com o site novayork.com:

RENT
Nederlander Theatre
208 West 41st Street, New York, NY

Vencedor de 4 Prêmios Tony, o Oscar do Teatro. É inspirado na ópera LaBoheme, de Puccini. Um grupo de jovens moradores do East Village, Manhattan e os altos e baixos de suas vidas na realidade de Nova York.

Wicked - The Untold Story of the Witches of Oz
Gershwin Theatre
222 West 51st Street, New York, NY 10019

Conta a história que não conhecemos no "Mágico de Oz": o que houve com as bruxas de Oz antes de Dorothy aparecer por lá.
(N. do A.:a atriz que fez a bruxa verde na estréia deste espetáculo estará ne versão cinematográfica de Rent)

Chitty Chitty Bang Bang
Hilton Theatre
213 West 42nd Street, New York, NY 10036

Adaptação do filme baseado no livro de mesmo nome, escrito por Ian Fleming. Música tema foi candidata ao Oscar. Estreou em março de 2005.

Disney's The Lion King
New Amsterdam Theatre
214 West 42nd Street, New York, NY

Belíssima adaptação do filme da Disney, que conta a trajetória de Simba, desde seus dias de leãozinho até se tornar Rei. Música de Elton John.

Hairspray
Neil Simon Theatre
250 West 52nd Street, New York, NY 10019

Adaptação do filme de mesmo nome. Ganhador de 8 Prêmios Tony, inclusive o de melhor musical. Nos anos 60, a protagonista faz o que pode para aparecer no show mais popular da tv, a despeito de sua aparência fora do padrão.

Avenue Q
Golden Theatre
252 West 45th Street, New York NY 10036

Um universitário recém-formado vem a NY com muitos sonhos e poucos dinheiro, indo parar na Avenida Q, única apropriada para o seu bolso. Atores interagem com bonecos.

Disney's Beauty and the Beast
The Lunt-Fontanne Theatre
205 West 46th Street, New York, NY

Linda adaptação do filme animado, A Bela e a Fera está em cartaz há mais de onze anos. Se estiver viajando com meninas, não perca!

Fiddler on the Roof
Minskoff Theatre
200 West 45th Street, New York, NY 10036

Situada num vilarejo judeu na Russia no início do século 20, trata da sobrevivência de um casal e suas cinco filhas sob o regime ditatorial do Czar e de como suas tradições estabilizam suas vidas.
(N. do A.: Harvey Fierstein é um ator muito conceituado e esteve fantástico como mãe da protagonista em Hairsprayeu, porém eu preferia Alfred Molina no papel de Tevye, o patriarca da família. Rosie O'Donnel recém integrou o elenco, interpretando Golde, esposa de Tevye.)

Spamalot
Shubert Theatre
215 West 44th St, New York NY 10036

Esta produção do Monty Python ganhou o prêmio de melhor musical de 2005. Baseada no filme Monty Python e o Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail).

The Light In The Piazza
Lincoln Center - Vivian Beaumont
150 West 65th Street, New York, NY 10023

Durante o verão de 1953, mãe e filha viajam pela Itália quando a filha se apaixona por um local e a mãe faz o possível apra separá-los. Baseado no romance de Elizabeth Spencer.

MOVIN' OUT
Richard Rodgers Theatre
226 West 46th Street, New York, NY 10036

Vencedor de dois Tony em 2003, sendo um deles de melhor coreografia. Este musical combina de a música de Billy Joel e a coreografia de Twyla Tharp.
(N. do A: Se você está envolvido com dança de alguma maneira não deve perder)

Mamma Mia!
Cadillac Winter Garden Theatre
1634 Broadway, New York NY 10019

Numa ilha grega, dramas familiares de uma noiva às vésperas de seu casamento. Movido a 23 músicas do ABBA.
Um dos poucos musicais adultos emque se poderia levar crianças (maiores de 4 anos por norma do teatro)

The Phantom of the Opera
Majestic Theatre
245 West 44th St., New York, NY 10036

O fantasma deformado, que se esconde atrás do palco do Opera de Paris e amedontra os que por lá passam, se apaixona por uma Soprano e faz o que estiver ao seu alcance para torná-la uma grande estrela.

Tarzan
Richard Rodgers Theatre
226 West 46th Street, New York, NY 10036

Há cinco anos a Disney não lançava um novo musical. Este, baseado no filme, Phil Collins adaptou suas musicas originais. Estréia prevista para 26 de março de 2006.
(N do A: o que me chama a atenção neste espetáculo é a participação do Pichon Baldinu, criador do super "De La Guarda", o que promete muitas movimentações aéreas)