quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vida longa às baterias do HTC Touch

Olha, vou lhes dizer um negócio. Não existe coisa mais chata do que vc começar a usar seu smartphone com a bateria recém carregada, e depois de uns 30 minutos, ele já começar a dar aviso de pouca carga. Eu mesmo já me estressei várias vezes ao ouvir o barulhinho no meio das minhas reproduções de músicas.

Pensando nisso, fui atrás de alguma forma de aumentar a autonomia da bichinha, até que descobri que isso pode ser feito diminuindo o clock do processador do mesmo.

Vida longa às baterias dos Smartphones - Economizando a bateria do meu HTC Touch

Um grande problema de todos os smartphones é, sem dúvida, a vida da bateria. A cada ciclo de carga podemos usufruir de poucas horas utilizando os equipamento em sua plena carga.

Se você for usuário de WiFi ou ainda usuário intensivo de programas que necessitem de processamento, como o caso do Skype, sua bateria não durará mais do que algumas horas.

A idéia dessa dica é mudar a forma como o HTC Touch controla a velocidade do processador e permitir que a velocidade do mesmo seja reduzida nos momentos em que não se faz necessária a utilização do processador.


Essa dica vale para todos os equipamentos com processador TI OMAP.

A primeira coisa a fazer é instalar o excelente aplicativo BatteryStatus Advanced, que pode ser encontrado em http://www.chi-tai.info/cs_batterystatus_xda_neo_wm5_ext_im_cs.htm

A única restrição é que o software foi feito para Windows Mobile 5.0, então provavelmente ele se comporte de maneira "estranha" as vezes. No entanto, ate agora não percebi nada que pudesse reclamar.

Feito o download e instalado o programa, basta entrar em suas configurações e na guia OMAP ativar as opções Overclock to Speed, Overclock on Wakeup e Remember last CpuSpeed. Já na guia CpuScaler, selecione as opções Enable CpuScaler.

Feito isso, o processador do seu HTC Touch irá flutuar de acordo com a necessidade de processamento, economizando bateria.




LEMBRE-SE: Nunca faça overclock do processador para margens muito altas! O recomendado por esse artigo é manter a velocidade de overclock a mesma da velocidade original. USE ESSAS INFORMAÇÕES POR SUA CONTA E RISCO!

Para constar, o processador (TI OMAP850 @ 201Mhz) do HTC Touch trabalha sem travamentos, porém com aquecimento, na velocidade máxima de 273Mhz.

Boa sorte e vida longa à bateria!

P.S.: No site do programa CPU Scaler há vários programas legais. Dêem uma olhada depois. Talvez eu comente sobre eles em algum futuro próximo.