segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sobre Automóveis e Economia de Combustível

Recebi essa notícia por e-mail hoje e achei interessante postá-la, pois é uma das grandes dificuldades hoje, saber o quão eficiente é um veículo em comparação com outros, de outras marcas. Deu bastante certo com eletrodomésticos, então acredito que tb dará muito bem com veículos automotores. Confira a notícia.

Selo para uma compra eficiente

Depois de anos de atraso, o Brasil vai adotar selos de eficiência em seus veículos. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular criou um selo, para a eficiência dos carros em relação ao consumo de combustível, que pode ajudar na hora da escolha de compra de um veículo. Esse tipo de etiqueta existe nos Estados Unidos desde 1975 e na União Européia desde 1998.

A foto ao lado é um modelo de como será o selo, no caso de um carro flex. Ele mostra a eficiência do veículo de acordo com seu modelo, com gasolina e álcool, rodando na cidade ou na estrada.


Os carros serão classificados entre A (melhor eficiência) e E (pior). Mozart Schmitt de Queiroz, gerente executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobrás, explicou ao Blog do Planeta que o selo foi inspirado no usado em eletrodomésticos, que está mostrando sucesso. "Assim como deu certo para os eletrodomésticos, pode dar para os carros. A população já está aprendendo a selecionar os produtos mais eficientes. Ganha tanto o consumidor quanto o meio ambiente, já que melhor eficiência significa menos gás carbônico emitido na atmosfera" diz.

Depois que os eletrodomésticos receberam os selos, a eficiência deles em média aumentou. Mozart acredita que o mesmo possa acontecer com os carros. Ele exemplifica com o caso dos fogões que tiveram aumento de eficiência de 20%. "Os anúncios da indústria automobilística falam sempre de conforto, mas não de eficiência. Parece que eficiência não é um fator de concorrência ainda. Mas a população está pensando cada vez mais nela, principalmente com a alta dos preços do petróleo".

Por enquanto o selo é voluntário para as montadoras que desejarem usá-lo. Mozart acredita que o interesse dos consumidores pode levar a um maior grau de adesão. Os carros com o selo poderão ser encontrados no mercado em abril de 2009.

Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/planeta/2008/11/11/selo-para-uma-compra-eficiente/