sábado, 22 de novembro de 2008

Gmail, agora com Temas (Skins)

O Gmail, para muitos é sem sombras de dúvida o melhor webmail da atualidade, foi uma das aplicações web que ajudou a impulsionar o crescimento da Web 2.0. Bem diferente dos webmails tradicionais o gmail inovou incluindo ricos recursos em Ajax e Json e também uma nova maneira de gerenciar os e-mails atribuindo a eles marcadores ao invés de pastas. Eu prefiro muito mais a classificação por etiquetas à pastas. Mas mesmo com todas estas inovações algo ainda incomoda a maior parte dos usuários que é ausência de temas.

Agora o Google inova mais uma vez e agora começa a implementar mais um dos milhares de recursos que eles já disponibilizam em outros serviços. E quem ganha esse upgrade agoraé o Gmail. Agora os usuários poderão escolher os temas que irão utilizar para ver seus e-mails, parecido com o que acontece hoje com o iGoogle. vale lembrar que normalmente são disponibilizadas as novidades para os usuários com o idioma em inglês. Para saber se sua conta já possui os novos temas é só acessar o “Gmail Labs” ao lado do link de configurações...


A nova opção aparece no menu configurações do Gmail, a direita da opção Labs. Se você não vê um guia Temas em suas configurações, você não está louco ou vendo coisas. O Google tem uma tendência de implantação de novas funcionalidades em fases, com alguns usuários a obter a atualização antes de outros - isto ocorre com muita frequência no Orkut.

Se vocês ficaram curiosos, podem observar algumas imagens das novas skins do Gmail e uma imagem do meu Gmail personalizado, com mais algumas opções do Labs habilitadas. Uma coisa vos digo. Clientes Desktop, nunca mais !!