domingo, 12 de outubro de 2008

Let's go Py3k: Lançado o Python 2.6

No começo do mês de Outubro saiu a primeira versão estável do Python 2.6. O principal objetivo desta versão é começar a migração para o Python 3.0, que corrigirá problemas de design das versões anteriores.

Algumas destas correções tornam o código escrito para versões anteriores incompatíveis com o novo Python 3.0. A versão 2.6 é uma versão intermediária que contém tanto funcionalidades das versões anteriores do Python quanto novidades do Python 3.0. Com esta versão intermediária os desenvolvedores podem começar a verificar a compatibilidade de suas aplicações com a futura versão 3.0 do Python e já começar as adaptações, garantindo uma transição suave entre as versões.


A versão 2.6 é compatível com as versões anteriores, mas auxiliará na migração emitindo avisos caso haja construções incompatíveis com a versão 3.0. Além desta versão intermediária, a ferramenta 2to3 é capaz de realizar automaticamente muitas conversões (mas não todas).

As novidades da 3.0 já incorporadas na 2.6 são muitas: novos módulos para processamento paralelo e codificação/decodificação JSON, tratamento de frações, correção de mais de 600 bugs, otimizações, um diretório de pacotes por usuário (o que facilitará a instalação em ambientes compartilhados), o novo método str.format em substituição ao operador % das strings, decorators para classes, melhorias na documentação (que ficou muito mais bonita usando o Sphinx). Enfim, são muitas novidades interessantes e eu não falei nem da metade!

Agora você pode fazer o download, ler o changelog e ver a apresentação do Guido no Google Tech Talks. Bom desenvolvimento e boa migração!