sábado, 18 de outubro de 2008

Como Fazer uma Ocarina com as Mãos

Desde pequeno, sempre gostei de música, mas nunca tive oportunidade de experimentar nada além do que um teclado. Eu sempre gostei de um instrumento chamado ocarina, e sempre tive vontade de ter uma, talvez por causa do Zelda ou mesmo do OVA em que Tapion usa uma ocarina para conter o monstro, em Dragon Ball Z. Um dia, no entanto, eu aprendi um jeito de produzir som com as mãos. Eu gostei pq eu não sei assoviar e na época, eu era o único que conseguia fazer som com as mãos.

Então, revendo o OVA este final de semana, me sobreveio a idéia de ensinar como criar uma ocarina com as mãos. Espero que gostem!

Ah, para quem não sabe ainda o que é uma Ocarina, tá aí uma descrição, à lá Wikipédia:

A ocarina é um instrumento de sopro globular feito de porcelana, terracota ou pedra, semelhante a uma flauta. É um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Possui normalmente a forma oval tendo de quatro a treze buracos para os dedos, porém há algumas variações nesse desenho. Um tubo projeta-se de seu corpo servindo de bocal. Normalmente é feito de material cerâmico mas também podem ser usados outros materiais como plástico, madeira, vidro ou metal.

A ocarina, como outras flautas de corpo oco, tem a qualidade incomum de não depender do comprimento de seu tubo para produzir uma nota em particular. Ao invés disso as notas dependem da área de abertura total dos orifícios em relação ao volume total do instrumento. Isto significa que, diferente da flauta transversa ou da flauta doce, a posição dos orifícios não é muito relevante — o tamanho destes é o fator mais importante.

A caixa de ressonância da ocarina cria uma onda sonora senoidal sendo, assim, incapaz de criar sobreposições harmônicas. Isto significa que a técnica de soprar mais forte para “oitavar” notas não é possível com a ocarina, assim a sua extensão disponível é limitada.

As notas diferentes são produzidas dedilhando-se seus orifícios, abrindo e fechando mais ou menos a área total dos mesmos. As notas também podem ser variadas (de maneira limitada) soprando-se mais ou menos forte o instrumento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocarina
Agora vamos aprender a fazer uma ocarina com as mãos...



1 Coloque sua mão direita a frente, com a palma virada para você.
2 Coloque sua mão esquerda perpendicular, com as palmas se tocando.
3 Dobre os dedos sobre a outra mão. Alinhe os polegares de modo a alinhar os nós. As unhas devem estar sobre o indicador. Vai existir uma pequena fresta entre os polegares. Este é o furo do som.
4 Feche bem as mãos, de modo a deixar somente o furo entre os polegares aberto.
5 Coloque os cantos dos lábios abaixo das unhas dos polegares. Abra os lábios ligeiramente. A fresta deve se extender para baixo do lábio inferior, e os nós devem estar entre os lábios.
6 Sopre na ocarina. Não tente vocalizar, simplesmente sopre. Ajuda se você pensar em como sopra ao assobiar soprando em uma garrafa. Você deve soprar para dentro da fresta nos polegares. Você vai ouvir um assobio se tiver feito tudo certo. Se nenhum som for produzido, ajuste as mãos para fechar melhor. Mude o formato da abertura entre os polegares.
7 Altere a nota levantando um ou dois dos dedos da mão direita. Para notas mais altas, reduza o espaço entre as mãos. Quando se acostumar, você vai ser capaz de reproduzir qualquer melodia.

Dicas

* Aprender esta técnica não é fácil. Pratique até que tenha maestria.
* É mais fácil aprender com as mãos molhadas, como no banho, quando a água vai ajudar a selar os espaços entre os dedos.
* Quando conseguir produzir um som de "coo" com as mãos, você fazer o ritmo dos pombos selvagens. É um "Coo coooooo coo, coo coo." a ênfase é no coooo longo, e uma pequena pausa na vírgula.
* Se for canhoto, você pode achar mais fácil trocar a ordem das mãos.
* Faça o espaço entre as mãos o maior possível, e fechado. Se for difícil tampas as frestas, imagine um ratinho dentro tentando escapar.
* Um método alternativo é trançar os dedos como se estivesse rezando, mas com os polegares na mesma posição.
* Você pode usar todos os dedos da mão direita e alterar o som para notas diferentes. Ajuste o espaço entre as mãos para notas mais altas.

Espero que vcs tenham gostado. Abaixo eu estou colocando alguns vídeos sobre ocarinas. Até mais !!

Tapion's Theme - Dragon Ball Z
Zelda - Song of Time Ave Maria - Versão Ocarina Um cara que toca ocarina muito rápido Um cara que toca ocarina mais rápido ainda Um músico que cria ocarinas com frutas, verduras, e até com um ovo !! Fonte: Wikihow