quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Máquina do fim do mundo funciona amanhã (hoje)

Alguém aqui ainda se lembra de meu post de 08/08/08? Não? Bom, eu falei sobre o fim do mundo pelos físicos teóricos. Apesar de achar que as experiências vão dar certo e que eles descobrirão que a Partícula Divina - o Bóson de Higgs - existe, devemos concordar que é assustador pensar que experimentos podem destruir nossa bela terrinha.

Então, só pra deixar claro que não é só paranóia minha, segue um texto publicado ontem na Info Online:

Máquina do fim do mundo funciona amanhã (hoje)

Europeus testam amanhã acelerador de partículas que consumiu US$ 8 bilhões ao longo de 12 anos.

Um consórcio europeu de países vai testar, nesta quarta-feira (10), seu mais ambicioso projeto de tecnologia dos últimos 20 anos, um acelerador de partículas com 27 quilômetros de extensão.


Segundo os desenvolvedores do programa, o projeto poderá dar informações aos cientistas sobre como ocorreu o Big Bang, evento que supostamente deu origem ao universo.

No acelerador, prótons (partículas que compõem os átomos) serão acelerados em direções opostas. A idéia é que estas partículas viagem a 99,99% da velocidade da luz. Em determinado momento, os prótons disparados em lados opostos vão se chocar.

É exatamente este choque que os cientistas querem analisar. Que tipo de transformação a matéria sobre neste momento? Quanto de energia é liberadas? Os dados coletados serão processador por supercomputadores, que simularão o mesmo evento em dimensões maiores.

O programa gerou controvérsias na Europa e o acelerador acabou apelidado de “máquina do fim do mundo”. Alguns pesquisadores classificaram o evento como “muito perigoso” porque não há informações seguras do quanto de energia um evento como esse pode liberar. Cientistas mais críticos afirmam que a experiência pode até explodir o planeta, terminando com a vida na Terra.

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos julgou a experiência segura e liberou o experimento. Cientistas que participam do projeto afirmam que a quantidade de prótons “acelerada” no teste será mínima, o que garante a segurança da experiência.


Não que realmente vá acontecer algo, e eu realmente acredito que tudo dará certo. Mas, brincar e fazer profecias é legal e engraçado.

Ah, e pra quem é como eu e acredita que o Bóson de Higgs é a partícula Divina, entrem na comunidade que criei: Eu Acredito no Bóson de Higgs.

Fonte do artigo: Info Online
Post Anterior: Toca do Elfo - Fim do Mundo, Pelos Físicos Teóricos
Post do blog Suco da Maçã: Grande Colisor de Hádrons