sexta-feira, 8 de agosto de 2008

08/08/08 - O Fim do Mundo, pelos Físicos Teóricos

Eh, hoje ao dia 08/08/08 às 08:08:08 do fuso horário do CERT finalmente será ligado pela primeira vez o Large Hadron Collider - LHC (em português: Grande Colisor de Hádrons). Basicamente o maior acelerador de partículas já construindo até hoje. O principal objetivo da experiência será investigar a origem das partículas elementares que compõem o universo. Sabe aquelas teorias loucas sobre fisica quantica que apenas uma pequena parcela de seres humanos tem inteligência o suficiente para entender, pois bem, é sobre isso que se trata.


A única questão é que existe uma pequena possibilidade de que o experimento destrua o planeta. Apesar de pequena a possibilidade é real, sendo inclusive admitida pelos responsáveis pelo projeto. É possivel que você ouça alguns malucos falando por ai que finalmente chegou o apocalipse, que os sinais foram claros e que a amanhã será o dia do Juízo Final, é possível também que você não ouça nada porque os nossos malucos locais vivem no país do futebol, só assistem televisão aberta, jornal nacional e novela e por isso estão mais preocupados com nossos atletas em Pequim e com quem é a assassina, do que com um experimento que pode mudar os rumos da nossa civilização.

colisão_part
Foto do LHC


Mas os malucos do exterior, mais ligados em questões científicas, afirmam que o experimento pode criar um buraco negro que viria a engolir todo o planeta.

Na verdade essa teoria do buraco negro se difundiu entre os fanáticos porque é de mais fácil compreensão. Todo mundo sabe, ou acha que sabe, o que é um buraco negro, porque viu em um daqueles filmes holywoodianos onde os EUA conquistam todo o espaço ou salvam todo o planeta de alguma catástrofe qualquer. Porem, os cientistas já deixaram provado que é impossível que o LHC gere um buraco negro com capacidade de destruir o planeta.

O que realmente pode acontecer é que, da colisão de partículas que vai ocorrer, surja uma espécie de matéria exótica(estranha) que tem, em teoria, a característica de converter a matéria ordinária(da qual eu e você somos feitos, por exemplo) em matéria estranha, ou seja, pode haver uma reação em cadeia onde toda matéria da Terra sumiria, consumando portanto o fim do mundo.

Eu, como todo bom nerd, sou a favor de qualquer experimento que prometa me permitir viajar a velocidade de dobra 6, mas sei que nem todo mundo é assim. É realmente um fato inédito que a seres humanos façam experimentos que põem em risco a sua própria existência. Até poucos séculos atrás nem se tinha conhecimento que o nosso sangue circulava pelo corpo e que a Terra girava ao redor do Sol porque, a única verdade que existia, era a dita por um bando de padres queimadores de bruxas.

Só espero que nenhum atentado terrorista destrua com tudo, inclusive com algumas das mentes mais brilhantes da humanidade que vão estar lá para acompanhar o teste.

Se o mundo acabar este pode ser o último post do blog, então eu só posso dizer: BOA NOITE E BOA SORTE

P.S.: Só pra constar ... 08 de Agosto 2008
08 / 08 / 08

08 X 3 = 24
2X4 = 08

8 X 8 X 8 = 512
5+1+2 = 08

E daí ???

P.S.2: Acabei de ficar sabendo que, devido a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim ter sido hoje, o início das atividades do LHC foi adiado para o dia 10 de Setembro de 2008, de acordo com o CERN Press Release. Acho que os pesquisadores do CERN estão querendo assistir as olimpíadas antes de começar a destruição da Terra. Vá se saber né ??

Agora, algumas pessoas me perguntaram sobre essa tal destruição que o LHC poderia causar, se não seria muita viagem para minha cabeça, que já é criativa demais. Bom, pode até ser viagem, mas então há bastante gente viajando nessa. Dêem uma olhada nessa press release, intitulada The Safety of the LHC e me digam o que vocês acham.

De novo, abração, e até um futuro próximo, se ele existir ... hehehe

Fontes: CERN - The Large Hadron Collider