domingo, 31 de agosto de 2008

Blog Day 2008

"Blogar" é um verbo…
… cada vez menos transitivo!

Vindemiatrix Almuredin

Blog Day 2008 chegou! Ness dia especial vamos homenagear as pessoas que se sacrificam para escrever posts que tornam a web cada vez mais interessante.

É engraçado, de uns anos para cá a coisa mudou bastante. Primeiro foi a febre do Geocities, que permitiu pela primeira vez pessoas sem recursos para montar um servidor web a montarem páginas com conteúdo próprio. Acredito que muitos sites surgiram e cresceram a partir do Geocities, tanto que várias outras iniciativas (kit.net, HpG e hoje o Google Sites) foram criadas para atender essa necessidade da época. Logo veio o IRC, o ICQ e depois o MSN, que vieram dar início a um movimento em direção à formação de comunidades, culminando com a formação de sites de comunidades como Orkut, MySpace, Facebook e outros. Há também os wikis, que surgiram da necessidade de se descentralizar a geração de conteúdo de uma única pessoa ou equipe para várias pessoas, por vezes até não relacionadas com a área de desenvolvimento web. Mas, nenhum desses exemplos se igualam ao movimento que se desenvolveu a partir do simples ato de publicar textos e hoje até tem um verbo próprio, o verbo "blogar".

Blogar: Verbo Intransitivo; Eu Blogo, Tu blogas, Ele Bloga ...


O engraçado é que hoje, grande parte do conteúdo que nós procuramos surfando na internet pode ser encontrado em blogs. Cada um escreve sobre o que gosta, comenta os assuntos de que gosta e, por incrível que possa parecer, isso é o que na minha opinião o blog têm de melhor em relação às outras formas de disseminar informação pena rede. No blog eu não preciso ter referências do assunto que eu quero falar. Se eu quiser, por exemplo, falar que o homem não foi à lua, eu posso. Claro que não vai ser uma coisa muito coerente, mas o que está em pauta não é se o assunto do post é ou não relevante, mas que o escritor acredita naquilo que ele escreveu. Essa é a minha crença nos blogs.

Eu vejo por aí muitos blogs que funcionam de maneiras deveras diversas mas, em qualquer nível, é perceptível essa crença. Alguns blogam porque têm fé na utilidade que o blog têm para divulgar idéias e opiniões; outros porque é uma excelente forma de tirar uma renda extra, mesmo que não seja muita; para outros ainda é uma excelente forma de ter seu material intelectual publicado e comentado por aqueles que se interessam; e para alguns, é uma ferramenta de descontração.

Classificar blogs também não é uma tarefa fácil, pois blogs são únicos. Um blog nunca vai ser igual a outro, mesmo que sejam classificados na mesma categoria mas podemos tentar, pelo menos. Primeiro vêm os blogs de variedades (como este blog), onde não há um tema específico a ser tratado. Temos os blogs de nicho, que costumam ser centrados em um tema ou vários, mas sempre mantendo o foco. Temos também os blogs-agenda, onde quem os escreve relata passos da sua vida ou escreve poemas, textos ou o que mais seria escrito numa agenda ou algum caderno de anotações. Há os blogs atratores do spider do Google, os blogs de SEO, os blogs de tutoriais, os blogs de ...

Concluindo, o conteúdo não é o mais importante de um blog. É a atmosfera de comunidade que se forma em torno dos blogs que os tornam tão especiais. Não fosse isso, a blogosfera não seria um movimento tão expressivo como é e nem teria um dia especial para ela.

Bom, falando em dia da Blogosfera, lembrei-me que hoje é o dia do Blog. Conforme um post anterior (que ainda não corrigi), hoje é um dia onde todos os blogueiros deveriam tirar alguns minutos de seus dias para comentar um pouco mais sobre outros blogs, relacionados ou não aos seus próprios blogs.

Para este ano, eu selecionei alguns blogs que venho lendo mais frequentemente, nesses últimos meses. O primeiro deles é o blog de um amigo que conheci no IRC há vários anos, e que há um tempo criou um blog para falar de um assunto que ele domina: Marketing Pessoal.

Blog: Abra a Mente

Primeiramente, é um blog de nicho, voltado para a área de marketing, mas seu material não é só aplicado nessa área. Como ele mesmo diz em seu blog, o marketing pessoal deveria ser presente na vida de todas as pessoas.

Excelente blog, recomendo a todos!

Em segundo lugar, venho falar sobre um blog que representa uma de minhas paixões da adolescência e que até hoje têm muita presença em minha mente, que é o Role Playing Game. E não podia deixar de comentar sobre esse blog, que trata sobre Rpg de uma maneira alternativa à minha maneira de pensar e que já me trouxe várias boas experiências de leitura.

Blog: Dados Limpos

O Dados Limpos é um blog de nicho que trata de Rpg, aventuras, posts sobre narradores e jogadores, personagens, ambientação, e tudo o que se relacione direta ou indiretamente à Rpg. Também seu autor têm um contato mais próximo com seus leitores, sempre incitando discussões interessantes e memes, fazendo-me lembrar das tavernas encontradas em praticamente todos os mundos de Rpg.

Em terceiro lugar, um blog recente, de um amigo daki de Palmas. Raramente vi em minhas andanças alguém com tamanha dedicação à uma empresa, seus trabalhos e produções. Ele é fã incondicional da empresa mais criativa dessa década, criadora de alguns conceitos bastante inovadores. A Apple.

Blog: Suco da Maçã

O blog Suco da Maçã é aquele tipo de blog onde você pode ficar antenado com as novidades relacionadas à Apple e seus produtos, especificações e curiosidades que o autor descobriu em suas idas e mexidas com Mac OSs, iPods, Firewires e iMacs da vida. Otimo em conteúdo e bastante centrado em suas descrições. Realmente recomendado!

Temos, em seguida, o blog de uma pessoa que, assim como eu, está descobrindo dia-a-dia a vida de morar sozinho. Tudo bem que eu só tenho um mês só e ele já têm um longo tempo, mas praticamente tudo o que ele colocou em seu blog me foi útil em algum momento, morando sozinho ou não.

Blog: Morando Sozinho

Esse blog é um misto de diário de bordo e de dicas como se virar bem morando sozinho. É um blog bastante útil na minha opinião. Não raro, quando tenho algum tipo de problema em casa eu vou lá procurar e ver se ele já passou pelo problema e quase sempre sim, ele já terá passado pelo problema e resolvido tudo de uma forma bastante criativa. Altamente recomendado!

E por fim, não menos importante, um blog que defende a bandeira dos blogueiros que usam a plataforma do Google de blogs: O Blogger. Grande defensor dessa plataforma que e simples e ao mesmo tempo robusta. Tudo bem que as vezes ele é meio compulsivo, mas faz parte da sua personalidade como blogueiro e como blog.

Blog: Usuário Compulsivo

Excelente blog com dicas e tutoriais sobre como incrementar blogs hospedados no blogger, dicas de recursos novos e as vezes ocultos e soluções geniais para alguns recursos que, segundo algumas pessoas, somente as ferramentas de blog "boas" têm. Recomendo a todos a leitura de seus artigos, mais ainda para aqueles que, como eu e ele, têm um blog no Blogger.

Bem, é isso. Deixo aqui minha marca no Blog Day 2008 e espero que todos vocês estejam comigo no ano que vêm. Não só lendo e comentando, mas blogando também, porque não?

Para aqueles que se interessarem mais sobre o Blog Day, acessem o site em português deles.

Tags:

Abração! Que so bons ventos os guiem em suas sendas e que a luz das estrelas se faça sempre presente em suas vidas!

Fui-me!!