terça-feira, 15 de julho de 2008

Biblioteca Domínio Público

Gente, pra quem gosta de ler e têm dificuldade de encontrar bons livros em português (escritos ou traduzidos), vai aí uma dica, que até está nos meus links favoritos: O Portal Domínio Público, administrada pelo governo federal.

Com um acervo de mais de 79.374 obras e um registro de 9,3 milhões de visitas, o Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil. São tantas as opções de leitura que surge uma dúvida: quais são as obras mais procuradas pelos internautas brasileiros? Na listagem, algumas surpresas. As dez obras mais procuradas são tão diversas quanto o acervo do portal.


Em primeiro lugar, com quase meio milhão de acessos, A Divina Comédia, do escritor italiano Dante Alighieri reina absoluta como preferida dos que acessam o portal. O poema, de viés épico, é considerado a base da língua italiana moderna. O texto, escrito em toscano, data do século 14 e teve seus versos traduzidos para o português no século 19.

Na segunda colocação entre os mais procurados, segue a obra Poemas de Fernando Pessoa. O poeta português também tem duas outra obras entre as mais acessadas. Mensagem, um dos textos mais célebres de Fernando Pessoa, ocupa a sétima colocação e Cancioneiro está em décimo lugar. O autor é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e alguns críticos o descrevem como um dos mais representativos autores do século 20.

Ao contrário de Dante Alighieri e de Fernando Pessoa, a autora que escreveu a terceira obra mais acessada é brasileira e tem dois livros entre os mais procurados no Portal Domínio Público. A professora baiana Lenira Almeida Heck, autora dos livros infantis A Borboleta Azul, terceiro mais acessado, e O Peixinho e o Gato, que está na sexta colocação, tem motivos para comemorar. Seus livros desbancaram clássicos como Dom Casmurro, de Machado de Assis, que ocupa a nona posição.

William Shakespeare, o mais renomado dos dramaturgos ingleses, tem duas obras entre as dez mais acessadas pelo público brasileiro. Engana-se quem pensa que Romeu e Julieta, sua obra mais famosa, seja a mais procurada. A Comédia dos Erros ocupa a quarta colocação entre as mais acessadas e em seguida, na quinta posição, está Romeu e Julieta. Nenhum outro dramaturgo é tão celebrado quanto Shakespeare. Muitos de seus textos e temas, especialmente os de teatro, são encenados corriqueiramente em diversos países do mundo.

Por fim, em oitavo lugar, temos A Bruxa e o Caldeirão, de José Leon Machado. O autor aborda temáticas como a perda da memória cultural da sociedade moderna.

Confira a lista das dez obras mais acessadas no portal.