segunda-feira, 28 de julho de 2008

Arquivo X - I Want to Believe

Bom pessoal, acho que todos que me conhecem pessoalmente sabe que eu tenho uma propensão a me viciar em determinados programas televisivos, como a adaptação do The Lord of the Rings para o cinema (e esperando sair o filme do The Hobbit), a mitologia Matrix, a série de TV Heroes, mas nenhum desses (e quando digo nenhum, é nenhum mesmo) têm a capacidade de superar meu vício por uma das séries que mais me cativou em toda a minha vida. Arquivo X.

Porque essa coisa tão assim? Porque desde que eu me entendo por gente, eu sempre gostei muito de histórias de suspense, teorias de conspiração, alienígenas e outras aberrações. E quando conheci a série em meados de 2007, não dava muito crédito ainda. Achava que era só mais uma série maluca.

Foi então que um fato extraordinário aconteceu ...


Uma amiga minha havia comprado o box da primeira temporada da série. Comprou pois ela estava cansada de assistir a série na Record, que nunca passava os episódios em ordem e ainda por cima misturava episódios de uma temporada com os de outra. Acho que era por isso que eu não gostava até aquele momento.

Tá, daí fomos fazer um Cine X-Files da primeira temporada. Rapaiz, vou lhe contar: O episódio piloto foi tão cativante, mas tão cativante que não saiu da minha cabeça por dias. Nós assistimos o box inteiro em um final de semana, mas de todos os episódios, esse ficou ... E depois fui me viciando cada vez mais na série.

Não tardou muito, comecei a comprar box por box até que em 2003 comprei o último box, já que a série havia terminado no ano anterior. Mas mesmo assim, é uma série que me marcou bastante, principalmente por conta de um arco de histórias dentro da própria série, chamada Mito Arquivo X. No site Sci-Files, o autor discorre sobre a principal mitologia da série: Uma conspiração governamental para ajudar aliens a colonizar o planeta. É de longe a mais proeminente mitologia da série:
A série começou timidamente, com os agentes Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) fazendo investigações sobre fatos bizarros ou inexplicáveis sem conexão uns com os outros, mas o criador Chris Carter não demorou para introduzir os primeiros elementos de uma mitologia própria.

Na primeira temporada nos é apresentada a conspiração do governo secreto, que bem mais tarde descobre-se pretender ajudar os aliens a colonizar (na verdade, invadir) a Terra, e o caso do misterioso desaparecimento de Samantha Mulder, que teria sido abduzida pelos aliens. Também foram introduzidos os Pistoleiros Solitários, um trio que vai ajudar muito a dupla do FBI, e desvendará muitos segredos no processo.

Na segunda temporada surge o arco da abdução de Scully, pelo governo secreto. Mais tarde descobre-s que foram feitas experiências com ela, que lhe impedem de ter filhos, e ela contrai câncer. Além disso foi nela implantado um chip que pode controlá-la, como é visto no quinto ano. O chip teria curado seu câncer. Também é nessa temporada que aparecem os clones de Samantha Mulder e os caçadores alienígenas.

No terceiro ano, descobre-se sobre os experimentos para a criação de híbridos humano-alienígenas, e os conspiradores (o Sindicato) acabam tendo sucesso, como é visto no sexto ano, quase desencadeando a colonização. O "óleo negro" também surge nesta temporada, e no longa metragem descobre-se que este é apenas um dos estágios pelos quais os aliens passam, que seriam: vírus alienígena, óleo negro, alien malvado e alien cinzento.

No quarto ano surge o câncer de Scully e a suspeita de que a irmã de Mulder foi seqüestrada pelo governo secreto. Uma nave alienígena supostamente teria sido abatida pelo governo, e arqueólogos teriam descoberto restos congelados de vida alienígena.

No quinto ano, fica evidente que os seres sem face são inimigos dos conspiradores e surge Cassandra Spender (mãe de outro agente do FBI, Jeffrey Spender), que fora seqüestrada (abduzida) várias vezes pelo governo. Ela seria o primeiro híbrido humano-alienígena.

O longa metragem plantou diversas dúvidas quanto à natureza dos aliens, confundindo muita gente, principalmente por mostrar que o "óleo negro" passou por uma transformação. Um amigo do pai de Mulder mostra que a conspiração já estaria sendo desenvolvida desde os anos 40, e que existe um plano para infectar a população com o vírus alienígena, através de abelhas modificadas geneticamente. Muitos órgãos do governo estariam envolvidos. Descobre-se que os aliens já tentaram colonizar o nosso planeta, na ultima era glacial (12.000 anos atrás), mas foram detidos pelo nosso clima. Alguns permaneceram em hibernação, em diversas regiões. O Sindicato estaria colaborando com os aliens na colonização para terem acesso ao vírus alienígena, e poder criar uma vacina em segredo.

O sexto ano começa com Jefrey Spender e Diana Fowley assumindo o Arquivo X, somente para não continuar as investigações de Mulder. Cassandra reaparece dizendo que a colonização vai começar, se ela não for morta. Muitos líderes do Sindicato são mortos pelos seres sem face, incluindo Cassandra. O Sindicato era, a princípio, um grupo formado em 1947 que respondia ao Departamento de Defesa, devido ao incidente Roswell. Mas em 1973 eles fizeram uma aliança com os aliens cinza, onde criariam híbridos humano-alienígenas para o processo de invasão. Foi nesta época que o Sindicato rompeu os laços com o Departamento de Defesa, tornando-se independente. Scully vai até a África, onde foi encontrada uma nave alienígena, e nela encontra transcrições da Bíblia e textos sagrados de outras religiões, algo que deixou a agente perplexa.

Na sétima temporada surge a revelação de que o canceroso, pai do agente Spender, também seria o pai de Mulder, mas ela ficou no ar, sem ser confirmada. No final desta temporada Mulder é abduzido, e na seguinte descobre-se que isso ocorreu apenas com humanos que tiveram sua atividade cerebral alterada.

Na oitava temporada surgem os soldados híbridos humano-alienígenas (os "supersoldados"), que definitivamente não se encaixam na mitologia mostrada até agora. Eles estariam em atividade pelos menos desde a Guerra do Golfo (1990/1991). Nasce o bebê de Scully, que supostamente seria o salvador da humanidade, e tanto os conspiradores humanos quanto os aliens estão preocupados com o surgimento dessa criança, que demonstrou ter habilidades de telecinésia.

Na ultima temporada, se descobre que algo no território dos extintos índios anasazi é letal para os supersoldados que surgiram na temporada anterior. Estes novos aliens e o bebê de Scully foram o centro desta temporada, embora os agentes Dogget (Robert Patrick) e Reyes (Annabeth Gish) tenham tido algum destaque.

A complexidade inerente à trama de fundo de Arquivo X, entre outras dificuldades, acabou em alguns momentos complicando a vida de Chris Carter e os roteiristas da série, deixando alguns furos na mitologia. Por exemplo, os caçadores alienígenas e os seres sem face, que sumiram sem explicação. Outro fato em aberto é se o canceroso é mesmo o pai de Mulder. Algo estranho são as múltiplas funções do chip implantado em Scully. Mas o grande responsável pela bagunça, que surgiu da sétima temporada em diante, foi David Duchovny, que inventou de sair da série, depois mudou de idéia e acabou saindo definitivamente no começo do último ano. A carreira dele no cinema é o que se pode chamar de esquecível, mas sua atuação em Arquivo X foi incrível, de acordo com boa parte dos fãs.

De qualquer modo Chris Carter criou uma mitologia interessante, que mesmo com alguns furos não estraga o quadro geral, que é fantástico.


Mais infos vc pode achar nesses posts, do blog Arquivo Confidencial:

Episódios da "Mitologia" de ARQUIVO X - Parte 1/2
Episódios da "Mitologia" de ARQUIVO X - Parte 2/2

Nos próximos posts, eu pretendo falar um pouco mais sobre a mitologia que existe em Arquivo X. É realmente impressionante !!

Só para completar, deixo aqui também um link para um torrent com todas as temporadas disponíveis para download. Todas com legenda em português e audio em inglês. Eu pessoalmente prefiro o audio em português, que ficou muito mas muito bem gravado. Uma das raras exceções onde a dublagem ficou melhor que a legenda.

http://isohunt.com/release/58110

Recomendo começar a baixar pelo item da lista que tiver menos seeds no momento. Assim não correrá o risco de ter baixado as primeiras temporadas e quando chegar ao fim da série já não ter mais fontes das quais baixar. Aproveite enquanto há seeds.

Todas as temporadas e o filme estão com legendas em Português, Inglês e Espanhol; o formato delas é o .idx/.sub (precisam do Direct Vobsub para serem exibidas [ou vc pode facilitar a sua vida e passar a usar o VLC midia player]) ou você pode facilmente achar as mesmas legendas em versão .srt no Legendas.TV.

Os videos estão em High Quality, e têm média de 350 Mb por arquivo.

Todos os créditos quanto ao release são de Velhinho[CEGO].