quarta-feira, 11 de junho de 2008

Substituição de fontes pra todo o sistema

Meu Firefox é uma ferramenta que funciona muito bem. Não instalo muitas extensões e ele me satisfaz perfeitamente. Quando preciso de algo a mais, geralmente já existe a extensão para a tarefa, o que torna a coisa toda muito mais agradável. Não amo o Firefox, só é minha paixão softwareniana desde os tempos do Netscape Navigator.

Só que hoje eu percebi uma falha dele: não facilitar a substituição de fontes de forma granular. Ou seja, ou você define as suas próprias fontes e visualiza todas as páginas com essas fontes específicas, ou você deixa as páginas fazerem como quiserem.

Eu geralmente deixo as páginas usarem as fontes que quiserem, o que não costuma causar problemas. Exceto pelas que cismam em usar Helvetica. Acontece que a Helvetica não sofre anti-aliasing na tela, o que significa que ela fica toda imperfeita.

A solução: mexer no arquivo /etc/fonts/conf.d/51-local.conf e inserir algumas linhas entre as tags <fontconfig> e </fontconfig>para fazer o sistema sempre usar DejaVu Sans (minha preferência para fontes não serifadas) no lugar da feiosa:

/etc/fonts/conf.d/51-local.conf

<match target="pattern">
<test qual="any" name="family">
<string>Helvetica</string>
</test>
<edit name="family" mode="assign">

<string>DejaVu Sans</string>
</edit>
</match>>


Depois disso, suas Helveticas sempre vão sair como DejaVu Sans.
E aqui digite o restante do mesmo.

Fonte: Fórum BSDNexus