quinta-feira, 15 de maio de 2008

Py3k - Reforma geral na linguagem Python

Olá leitor! Estou aqui mais uma vez para falar de Python. Dessa vez o assunto é diferente. Vamos falar de Python 3000, ou a release 3.0 do Python.

Muitas coisas estão mudando na linguagem. Eu mal comecei a aprender a linguagem (estudando num livro de Python 2.3 e usando Python 2.5) e o Python já vêm com mais novidades. Apesar da frase ser aparentemente ruim, eu digo isso com otimismo, pois cada vez mais a linguagem vai melhorar, a ponto de se tornar ainda mais popular entre os programadores que dizem que linguagem de macho é linguagem com ';' e begin .. end.

Mas, vamos às novidades.


Python 3.0, 'Python 3000' está chegando. Esta versão será seguida por lançamentos beta durante 2008 e o lançamento final está previsto para agosto de 2008. "Python 3000 ('Py3k', e lançado coo Python 3.0) é uma nova versão da linguagem que é incompatível com a linha 2.0 de lançamentos. A linguagem em geral está igual, mas muitos detalhes, especialmente como objetos 'built-in' como dicionários e strings funcionam, mudaram consideravelmente e muitas características ultrapassadas foram finalmente removidas."


Por pura preguiça, vou colar só uma apresentação de slides do Guido, detalhando as principais novidades e mudanças em relação à versão 2.5. Espero que goste.

Mais novidades, acesse a página oficial do Python 3000