domingo, 20 de abril de 2008

Receita de Chambaril

Pessoal, depois de ver nas buscas que o pessoal anda procurando por receitas típicas daki do Tocantins, vou inaugurar com uma boa receita daqui, chamada Chambaril. Espero que gostem !!

Chambaril

Os italianos chamam de "osso buco" (literalmente osso furado) ao corte que se obtem da perna do boi cortada horizontalmente. É o que se conhece também como músculo com osso. No nordeste é conhecido como chambaril. Este prato , bastante popular em Alagoas e no Tocantins, deve ser servido acompanhado de um pirão feito com o caldo do cozido e arroz branco...



Ingredientes

4 pedaços de chambaril (osso buco)
1 repolho pequeno cortado em quatro
4 batatas
4 pedaços de abóbora
2 bananas da terra verdes, cortadas em pedaços
1 folha de louro
1 pimenta vermelha
3 litros de água
* sal a gosto
* cheiro verde
* Farinha de mandioca o quanto baste

Modo de preparar

1. Ponha os pedaços de chambaril para cozinhar em três litros de água, com cheiro verde (ramos de salsa e cebolinha inteiros) de cheiro verde, o louro, a pimenta e o sal.

2. Quando a carne estiver bem macia, retire da panela e reserve.

3. Coloque o repolho, as batatas, as bananas e os pedaços de abóbora no caldo até ficarem bem cozidos sem desmanchar. Retire do caldo e reserve.

4. Coe o caldo, corrija o sal e leve-o ao fogo para fazer o pirão. Vá colocando a farinha de mandioca pouco a pouco sem parar de mexer até engrossar

5. Aqueça a carne e os legumes e sirva.