quinta-feira, 24 de abril de 2008

Arquivos MIDI no Ubuntu

Desde a época do Slackware, sempre tive problemas em rodar arquivos MIDI. Não sabia o porque de tanta dificuldade. Antes, era a própria placa de som que não ajudava muito, depois, a dificuldade de ser newbie em um novo sistema operacional. Agora, não há tanto o que se falar sobre dificuldade. O Ubuntu está tão fácil quanto o Windows.

Nesse Tutorial, vou mostrar de forma prática e rápida uma solução eficiente para o problema do linux não tocar arquivos MIDI (*.mid) e o mais importante para o usuário novo em linux, tudo em modo gráfico!


1º: Vá no Synaptic e procure por midi, nos resultados procure por Timidity-interfaces-extras, marque para instalação juntamente com os outros componentes de que ele depende, que o ubuntu tenha identificado e mostrado a você, e pronto! Agora é só apertar o botão Ok, esperar baixar + ou - uns 30 Mb, o resto da instalação o Linux faz tudo sozinho!

Apesar de já estar instalado e funcional, agora vem a difernça, diversos outros tutoriais até ensinam a instalar e usar o Timidity em modo texto, mas aqui nós vamos fazer diferente vamos usar tudo em modo gráfico, foi por isso que instalamos aquele pacote Timidity-interfaces-extras, que contém a interface gráfica para o Timidity. Para isso nós temos que criar o atalho para o programa no menu Som e Vídeo, então vamos lá!

2º: Vá em Aplicações -> Acessórios -> Editor de Menu Alacarte, no Alacarte selecione Som e Vídeo, depois vá em Arquivo -> Novo Item, na tela que abrir coloque um nome para o programa (ex. Timidity++), um comentário qualquer, na linha comando coloque timidity -ig, não marque a caixa de seleção Executar no Terminal, escolha um ícone qualquer e pronto!

3º: Marcando os Arquivos midi para abrirem sempre com o Timidity:
Selecione um arquivo midi qualquer, clique com o botão direito vá até propriedades depois vá na guia Abrir Com, clique em Adicionar, selecione o atalho que você criou para o Timidity e clique em adicionar novamente e pronto!

Agora todos os arquivos midis vão abrir normalmente com dois cliks por esse programa.