sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Instalando o Google Browser Sync

Desde que eu me entendo por usuário mais avançado de computador, sempre tive um sério problema com meus links favoritos: Eles ficavam espalhados por diversos computadores ou em arquivos de texto. Naquela época, ainda reinavam os disquetes de 3,5" com 1,44Mb, que dispunham de um espaço até razoável para os padrões da época.

O tempo então foi passando, a internet se tornando um serviço mais essencial presente na vida das pessoas, e nada de um serviço que permitisse que eu tivesse meus bookmarks em qualquer lugar. Arquivos texto, disquetes, pendrives, o próprio computador, todos sofrem do mesmo mal: "Vão-se os arquivos, ficam-se os backups". Muitas vezes, por conta dos vários backups, tendo arquivos com versões desatualizadas, ou com diferenças entre si. Até resolvia, mas não do modo como eu queria, que era ter sempre meus bookmarks centralizados em algum lugar único.

Desde então, quando me integrei mais na era da internet, com o Yahoo!, passei a usar um serviço bastante útil deles, que era o serviço de bookmark on-line. O serviço era até bastante útil, só havendo um inconveniente, que era ter que entrar no serviço todas as vezes que fosse adicionar ou recuperar algum bookmark. Não havia nenhuma integração com o browser. Até hoje.


Foi num dos momentos em que estava surfando pela internet, que encontrei no blog Nação Livre, um post um pouco antigo sobre um tal de Google Browser Sync. Experimentei, gostei, e hoje estou passando para vocês mais sobre esse plugin...

O Google Browser Sync - para o Firefox, de autoria do próprio Google; e a princípio achei bem bacana e muito útil para quem usa vários pcs diferentes (um em casa, outro no trabalho, outro na casa da mãe, no notebook, na lan-house com firefox portable...).

Ele salva as preferências do seu browser (favoritos, histórico, cookies, etc) num servidor do Google, que mantêm estas preferências constantemente atualizadas. Ele também permite restaurar abas e janelas abertas em diferentes máquinas e sessões do browser.

Instalação

A instalação do Sync é simples. Primeiramente, você deverá entrar na página do Google Browser Sync e clicar no browsersync.xpi, conforme as instruções (em inglês) que estão presentes na página.

Após a instalação, você deve reiniciar o Firefox e um instalador irá coletar informações para o término da instalação. Para adicionar novas máquinas, o procedimento é mais fácil, havendo somente a necessidade de logar com sua conta do Google e digitando o pin criado na instalação da primeira máquina. Isto tem como objetivo proteger suas informações de acesso por outras pessoas que porventura usem estas máquinas.

Uso

O uso é simples. Tudo o que você fizer em uma máquina será armazenado nos servidores do Google e será refletido nas outras instalações do plugin.

Um problema em potencial desse recurso é que, para aqueles que como eu usam a maioria dos serviços do Google, praticamente tudo o que você fizer será registrado. Se você quizer esconder alguma coisa, simplesmente faça log-off do serviço que estas informações não serão adicionadas.

Bom, espero ter ajudado novamente. Boa navegação para todos vocês !!