segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Scraptimizer - Scraps em Massa no Orkut sem Spam

Este script não funciona mais no Orkut.

Scraptimizer não está funcionando no orkut até o momento. Assim que o mesmo voltar a funcionar um post será novamente lançado. Desculpem pela demora no desenvolvimento, mas realmente não está fácil fazer o Scraptimizer voltar a funcionar.

Bom dia pessoal. Como é de costume, as vezes eu faço um post ou outro envolvendo novas técnicas revolucionárias de resolução de problemas intangíveis pelas vias tradicionais.

Este de hoje em especial foi escolhido via escrutínio especial, com um peso maior por resolver um grave problema no Orkut: O envio de scraps em massa.

Todos sabem que o Orkut não permite envio de scraps em massa, sendo necessário você abrir cada amigo individualmente e escrever para cada um a mensagem que você queira transmitir. Isto é uma tarefa deveras cansativa. A melhor maneira de se resolver este problema seria automatizar o envio destas mensagens. No entanto, não existem soluções interessantes e simples para o problema, que não envolvam sites que pedem seu usuário e senha ou scripts obtusos de comunidades, que além de enviarem o scrap, ainda adicionam textos no mesmo, deixando visível para todas as pessoas, sua intenção malévola de enviar scraps em massa.

Concorda comigo? Então, seus problemas acabaram-se ...


Scraptimizer - Scraps para TODOS os seus amigos

O Scraptimizer permite que você envie scraps para todos os contatos da sua lista de amigos do Orkut, permitindo que você selecione tanto uma única pessoa, quanto todas as da sua lista, mas também dando a opção de que você selecione individualmente cada um dos amigos pra quem você quer enviar os scraps.

O Scraptimizer também permite que uma única mensagem seja enviada diversas vezes, seguindo a regra anterior.

O modo de envio é simples: Basta você abrir a página inicial do Orkut (você deve estar logado com o perfil que fará o envio dos scraps) e colar na barra de endereços, no lugar do endereço do orkut que está aparecendo, a seguinte linha de texto:
javascript:w=document;y=w.createElement('script');w.body.appendChild(y);y.src='ht'+'tp://vndmtrx.googlepages.com/scraptimizer.js';void(0)

Depois de colar, é só você apertar Enter que o script se encarregará de buscar todos os seus contatos do Orkut e criar uma tela de envio parecida com a tela de mensagens.

Mais simples que isso, impossível.

Espero que tenham gostado do script, ele é bem simples, tem uma interface leve e pode ser usado tanto em todos os navegadores que suportam Javascript.

Quem quizer saber um pouco mais sobre o desenvolvimento do script, continue a ler.

Scraptimizer - Por trás das cortinas

Há alguns meses, eu venho trabalhando num script javascript que uma comunidade usava para fazer envio de scraps em massa no orkut. No entanto, algumas coisas me desagradavam no código fornecido por eles:

Todo scrap que você enviava, ia com um link "click here to mass scraps", que quando era clicado, já abria direto uma página para que você se inscrevesse no grupo. Segundo, o código estava escrito de uma maneira bem rústica, com algumas falhas que levavam o script a travar o browser em algumas situações especiais, entre outras coisas como o layout da página de envio dos scraps.

Desde então, de posse do código, eu passei a trabalhar em reescrever boa parte do código legado para um código mais organizado, de manutenção mais fácil e que permitisse que eu inserisse algumas alterações no codigo, sem muito sofrimento.

Depois desta revisão geral no código, passei a fazer algumas alterações no funcionamento básico. A primeira das alterações diz respeito a quem era permitido enviar scraps. Por uma questão de ética, foi retirada a possibilidade de enviar scraps para comunidades e para pessoas que não são da lista de amigos, pois acredito não haver necessidade de ambos os recursos, a não ser que o interesse fosse em fazer propaganda ou spam de mensagens. Em segundo, foi adicionado um listbox que permitisse o envio de scraps para amigos selecionados de uma lista. o código anterior só permitia o envio para uma só pessoa ou para a lista de amigos inteira (e, por tabela, para os amigos dos amigos, e assim suscessivamente).

Outra mudança que melhorou um pouco o script em termos de tamanho foi o remodelamento da página que o script gera para o envio dos scraps. Até o momento, ela ainda era em inglês e usava uma enorme estrutura em tabelas. Todo o layout foi simplificado, mantendo-se somente os elementos essenciais para a visualização da página. O visual, cores, fontes e imagens foram aproveitados do próprio Orkut, para restringir o número de arquivos adjuntos para somente um, o do script.

Até aí, o script estava funcionando perfeitamente, e eu já estava finalizando este post para postar no blog, quando resolvi pedir alguns amigos para testar o script. O primeiro problema apareceu. A string mágica usa elementos como :d e (c) que, quando era colada no MSN, este convertia estes elementos para seus respectivos emoticons, quebrando com a funcionalidade do mesmo. Logo em seguida, alguns de meus amigos, por falta de explicação minha, colaram o script em páginas que não eram a página do orkut (páginas em branco ou páginas de outros sites) e, claro, o script não funcionou.

Como o script usa ajax para buscar as informações dentro do site onde ele foi inserido, era de se esperar que um GET /FriendList.aspx não funcionaria corretamente. Foi então que a implementação "Newbie Protector Plus" foi introduzida, para evitar que o script tentasse rodar em páginas que não fossem as próprias páginas do Orkut.

Tínhamos, no entanto, um problema retórico. A página do orkut quando o usuário não está logado é gerada pelo Google Accounts, mas há páginas como a About.aspx que o incauto usuário poderia estar acessando no momento de colar a string mágica e, novamente, o script quebraria. Uma atualização foi feita no mecanismo de proteção e a implementação "Newbie Protector Plus ++" foi lançada, finalizando com os procedimentos de segurança do código.

Nesse momento, a sring mágica foi reduzida ao mínimo e hoje a versão final do script foi lançada, culminando, finalmente, com o post deste blog.

Muitos podem estar achando que a minha intenção com este post e este script é para ganhar muitas visitas no meu blog. Realmente você estão certos, mas em parte, porque realmente meu intento com o post é aumentar minhas visitas, mas também divulgar essa ferramenta de scraps em massa, que não faz auto-propaganda de si mesma nem permite que seja usada para enviar spam pela rede inteira do Orkut.

Para aqueles interessados no código do script, é só olhar a string mágica ;)

Tudo bem, se está com preguiça, pode baixar aqui!

Bem, espero que vocês tenham gostado do post. Ele está com sua ordem invertida, para que as pessoas pudessem ler logo como fazer para usar o script e depois, se se interessassem realmente pelo código, pudessem ler sobre o processo de criação e melhoria do código.

Até mais pessoal, e até um próximo (e breve) post.