quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Meme: Sistema da Casa

Esses dias eu postei meu primeiro meme, em resposta ao meme que vi no blog do Tsu (contosderpg.wordpress.com) e esqueci de fazer o backlink. Bom, hoje vou criar um meme novo, e espero que vocês gostem.

Eu acredito que todos os grupos de rpg algum dia em suas vidas criou algum sisteminha próprio, sem se preocupar muito com balanceamento, ou com outras coisas que grandes sistemas precisam se preocupar. Bom, meu grupo foi um desses. Criamos dezenas de pequenos sistemas, pra jogarmos com dados (duh), cronômetro, pedrinhas, dentro do ônibus viajando pra escursão, entre outros. No entanto, eu tenho um sistema preferido, que estou aprimorando ele até hoje. E aqui se revela meu meme, e deixo esse para vocês: Falar sobre algum sistema da casa que vocês já criaram/usaram ...

Bom, vamos ao meu sistema da casa. Ele se chama Entalis e foi criado pela Sociedade do Dado Viciado ...


Bem, O Entalis foi um sistema que criamos há muitas eras, para unir todos os sisteminhas que tínhamos (p.s.: eu era colecionador de sistemas alternativos). Ele começou com o nome de RIIIDSix. Durante os jogos em que eu mestrava, ele foi sendo aprimorado, roubando stats de outros sistemas e adaptando para melhor funcionar no nosso, até chegar onde ele está hoje. Atualmente não estou morando na minha cidade natal, e perdi boa parte do meu contato com meu antigo grupo, mas o sistema não está morto ... Bom, vamos à descrição dele ...

Primeiramente, o sistema é formado por oito atributos básicos, quatro físicos e quatro mentais: Resistência, Força, Presteza, Percepção, Vontade, Atenção, Inteligência e Carisma. Existem também três tipos de ataques: Impulso, Precisão e Celeridade.

Não existem arquétipos como guerreiro, mago, isso ou aquilo. O personagem pode fazer o que ele quiser dentro dos pontos que ele têm disponível para a construção do personagem.

Os testes são ainda um tema que estou trabalhando, junto com o novo sistema de magia, mas dá pra resumir no seguinte: A perícia é definida por dois fatores: experiência e graduação. Cada nível de experiência adiciona um dado ao teste (como o sucesso do storyteller) e a graduação determina o dado que será usado no teste. A dificuldade é dada por um valor determinado. Se esse valor é maior que o valor da graduação, é impossível de ser feito. Daí, o personagem pode arriscar. Se tirar 100% de sucesso, ele conseguiu passar por "sorte". Nos casos gerais, funciona como o teste do Storyteller, com acertos e erros. Outra característica do sistema é que as perícias são genéricas. Por exemplo, Equitação envolve tanto treinar um animal de carga, quanto guiar. E pode ser associado à Treinamento de Guerra, para produzir perícias intercaladas.


O sistema de magia é atualmente a obra prima do sistema (é como eu vejo hehehe). Como não existem arquétipos, não há magias específicas ou restritas à classes. Existem na realidade cinco elementos e vários caminhos. Os elementos são Terra, Água, Fogo, Ar e Espírito, e os caminhos são tão diversos quanto as perícias. Para "lançar uma magia", o conjurador precisa absorver mana do ambiente em volta (o que faz com que determinados lugares sejam pobres em determinado elemento) e conduzir ela para tomar um determinado efeito. Estas magias podem ser armazenadas em esferas e serem usadas (FFVII heheheeh) em equipamentos. No entanto, esferas (matérias heheh) criadas por uma pessoa não podem ser compartilhadas por outra. O nível de mana que pode ser absorvido cresce com a experiência.

Pontos fracos ao meu ver: O Sistema de experiência ainda não existe, o que quando acontecer pode obrigar a revisão de vários pontos chave do sistema atual. Também é um pouco falho o sistema de habilidades e habilidades de armamentos, pois tendem a deixar o personagem desbalanceado quando "bem" combinado hehehe. Outra coisa é o fator de absorção de dano das armaduras e o esquema de dano dos armamentos. Não estão completos.

Aqui está uma versão da nossa planilha, em PDF: FichaSistemaEntalis.pdf. Espero que curtam. Essa é uma planilha mais antiga, ainda com algumas diferenças da descrição desse post.

Bem, esse é o nosso sistema. Ele não está nem um pouco perto de estar completo. Ele está sendo escrito para a mitologia que estou criando. Um mundo chamado Entalis que é, na verdade, dividido em duas realidade. Entalis e Terra. Fazendo algumas ligações entre Terra e Entalis, reescrevendo um pouco da História, criando heróis e vilões, e contos. Espero que tenham gostado do meme um pouco longo demais. Mas, não consigo ficar sem escrever muito. Se não escrevo muito, não sou eu hehehehe

Ah, antes de me esquecer, eu convido algumas pessoas para participar desse Meme. Entre elas o Phil do Dados Limpos, O Tsu do Aventuras na era Hyboreana, Os amigos do Observatório do Rpg e meu amigo E-Milho Mário Wieczorek, que não é rpgista, mas pode tentar escrever algo sobre o que ele sabe.

Fui, não vou mais falar nada ...

Este pergaminho mágico se auto-teleportará para o limbo em 3 ... 2 ... 1 ... (puft)