segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

GSB: GNOME.SlackBuild pronto para os primeiros testes

Bom dia/tarde/noite/madrugada pessoal.

Nos últimos meses venho acompanhando o desenvolvimento de uma versão alternativa de instalação do GNOME para o Slackware 12. Trata-se do GSB ou GNOME.SlackBuild, desenvolvido com base na versão 2.20.2 do ambiente.

Durante o decorrer do domingo, 13 de janeiro, o pessoal do GSB liberou uma versão binária dos pacotes de instalação, para testes. Além da instalação binária, é possível compilar todo o ambiente a partir dos fontes, de forma automatizada via SlackBuild Scripts.

Pessoas interessadas em colaborar com o projeto ou acompanhar o desenvolvimento, podem fazê-lo tanto pelo site do projeto quanto pelo canal #Gsb na rede Freenode de IRC.

O GSB é, segundo os próprios desenvolvedores, uma distribuição completa e não intrusiva do GNOME para o Slackware e Slamd64, havendo muito poucos pacotes alterados em relação à instalação padrão, conforme citado no repositório da mesma.

Em breve pretendo fazer uma comparação entre o GSB e o Dropline, com as principais diferenças entre as duas maiores distribuições do GNOME para o Slackware, desde que o Pat descontinuou o mesmo nos builds do Slackware 10.2. Até mais pessoal !!