sábado, 26 de janeiro de 2008

Aprenda a jogar Gamão

Em dias que jogos de computador praticamente tomam conta da mente das pessoas, jogos de tabuleiro praticamente não são mais vistos.

Quem não se lembra de jogar damas, xadrez, jogo-da-velha e outros jogos? Fazia tempo que eu não jogava jogos de tabuleiro mas, recentemente, descobri um bem legal, e que não é tão difícil quanto o xadrez. O jogo é o Gamão.

O gamão consiste em um tabuleiro com 24 casas, agrupados 6 a 6, dividindo-o em quatro partes, duas de cada lado. Para a manipulação das jogadas são usadas 15 peças de duas cores distintas, todas iguais, cada jogador manipulando a sua respectiva cor. As principaois regras do jogo são ...




Regras Básicas

Objectivo do Jogo

O Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores.

O tabuleiro de Gamão tem 24 triângulos chamados casas ou pontos. Cada conjunto de seis triângulos adjacentes constitui um quadrante. As casas de 1 a 6 constituem o quadrante interior ou o home board. As casas de 7 a 12 constituem o quadrante exterior ou o outer board.

Cada jogador começa a partida com 15 peças, 2 dados, 1 copo e um dado especial chamado “Dado de Apostas”. Os jogadores deslocam as suas peças sobre o tabuleiro de acordo com o resultado dos dados lançados.

Para ganhar, deve trazer todas as suas peças para o seu campo (o seu quadrante interior) e depois retirá-las do tabuleiro. As peças movimentam-se no sentido dos ponteiros do relógio. Vencerá a partida o primeiro jogador que conseguir retirar as suas 15 peças.

Início do Jogo

No início do jogo, as peças são colocadas da seguinte forma:

No início da partida, lança um só dado ao mesmo tempo que o seu adversário. O jogador cujo o dado tiver mais pontos começa a jogar, devendo utilizar os 2 dados para avançar. No caso dos dados apresentarem o mesmo valor, cada um dos dois jogadores deve lançar de novo o seu dado.

Movimentação das Peças

Os jogadores lançam alternadamente os seus 2 dados e movimentam uma ou mais peças no número de casas equivalente ao valor apresentado de cada um dos dois dados. Por exemplo, se os dados indicarem 2 e 4, tem as seguintes opções:

- Avançar uma peça 2 casas e depois outra peça 4 casas.
- Avançar uma peça 4 casas e depois outra peça 2 casas.
- Avançar a mesma peça 2 e depois 4 casas.
- Avançar a mesma peça 4 e depois 2 casas.

Atenção! Se movimentar apenas uma peça, não pode movimentar a peça directamente 6 casas. Deve obrigatoriamente efectuar o deslocamento em 2 vezes: 4 casas e depois 2 ou 2 casas e depois 4.

Caso o valor de ambos os dados lançados for o mesmo (ex: 3 e 3), deve avançar duas vezes o valor total dos dados. Portanto se os valores dos dados forem 3-3 pode movimentar 4 vezes as suas peças 3 casas.

Casa Fechada

Para que a movimentação seja possível a casa de chegada não pode estar fechada. Uma casa de chegada está fechada quando é ocupada por 2 peças ou mais do adversário.

Pode movimentar livremente as suas peças para:

- uma casa vazia.
- uma casa ocupada por uma ou várias peças da sua cor.
- uma casa ocupada por uma única peça adversária.

Capturar uma peça

Poderá capturar (comer) uma peça adversária ao movimentar a sua peça para uma casa ocupada por uma única peça adversária. Esta peça é então posta temporariamente fora de jogo e é colocada no meio do tabuleiro sobre a barra.

Recolocar as peças no tabuleiro

Se tiver uma ou mais peças na barra deverá colocá-las em jogo antes de poder movimentar o resto das suas peças. Para recolocar uma peça no tabuleiro, o valor dos dados deve permitir o alcance de uma casa de chegada que não esteja fechada. Uma peça sobre a barra retorna ao jogo no quadrante interior do seu adversário.

Se o resultado dos seus dados apenas permitir alcançar casas fechadas, não pode avançar. Passa então a vez e deve esperar até à sua próxima vez para tentar entrar novamente no jogo.

Retirar as suas peças

Apenas pode retirar as suas peças quando tiver todas as suas peças dentro do seu quadrante interior (bear off).

A saída de uma peça do jogo é definitiva. Caso uma das suas peças seja conquistada enquanto começava a retirar as suas peças do jogo, não poderá retirar mais nenhuma até que a sua peça na barra regresse ao seu quadrante interior.

Resultado e Ganhos

O ganho inicial de uma partida é de 1 ponto. Este ponto é ganho pelo primeiro jogador que consegue retirar todas as suas peças. No entanto, um jogador que sinta que está em vantagem pode a qualquer altura propor dobrar a aposta. O adversário pode então:

- Abandonar: ele abandona imediatamente a partida e perde consequentemente 1 ponto.
- Aceitar: neste caso, a partida continua e os ganhos são duplicados.

Nota: apenas o jogador que aceitou o convite para dobrar a aposta pode propor dobrar novamente a aposta.

O vencedor da partida ganha o número de pontos em jogo.

Como ganhar?

Pode ganhar de 3 formas diferentes:

- Retira as suas peças antes do seu adversário
- O seu adversário abandona a partida
- Se propuser um Dado de apostas (dobrar a aposta) e o seu adversário recusar

Além dessas regras básicas, vc ainda precisa se atentar a algumas "regrinhas de sobrevivência":

Evite deixar peças isoladas

Não dê a oportunidade ao seu adversário de capturar as suas peças.

Distribua as suas peças por todo o tabuleiro

Prefira sempre ter duas peças em quatro pontos diferentes do que quatro peças em dois pontos.

Proteja as suas peças

Deixe as suas peças isoladas fora do alcance das peças do seu adversário (pelo menos 7 casas de diferença).

Ocupe o seu quadrante interior

... E dificulte a saída das peças que capturou.

Ocupe o quadrante interior do seu adversário

...E retire mais facilmente as suas peças capturadas pelo seu adversário.

Capture apenas quando lhe der vantagem

Não capture se isso significar pôr em risco as suas peças.

Para quem se interessou no jogo, pode ver mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gamão