quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

100 Visitas, FISL 9, e outras inutilidades ...

Bom dia/tarde/noite/madrugada pessoal! Este é um dia especial, pois ele alcança pela primeira vez na história desse blog, a marca de 100 visitas diárias. Tudo bem que não é lá grande coisa, mas era uma meta que eu estava querendo alcançar nos últimos meses.

Há também novidades em relação ao layout e rendimento da página do blog, que está sendo pouco a pouco melhorada para abrir mais rápido, para evitar travamentos (ocasionais) em scripts da mesma, e até em alguns objetos visuais que precisam ser revistos.

Também tem o novo banner do FISL 9.0. Ano passado eu não pude participar por um pequeno problema, mas este ano com certeza eu estarei lá, podem escrever.

Também, como é de costume, vou falar de algumas inutilidades, só para encher linguiça aqui no blog. Uma delas é a excitante descoberta de uma falha (ou será um easter egg) no Google Maps, que além de engraçado é divertido, se você pensar no enunciado. Bom, vamos lá !!


Google Analytics registra 100 visitas diárias no dia 07/01/2008

Bom pessoal, eu não esperava que tão inesperadamente eu conseguisse alcançar esta marca. Ontem, ao verificar os relatórios do Analytics, como sempre faço logo após verificar meu e-mails, eu vi a marcação de 100 visitas. Eu juro para vocês que eu fiquei bastante feliz, e isso até me motivou a escrever hoje. No entanto, vamos ser analítcos, como a ferramenta é, e analisar o relatorio como um todo hoje.

Primeiramente, de alguns meses para cá, eu tenho usado uma gambiarra meio engenhosa para que o Blogger "permita" que somente parte do post apareça na página inicial, diminuindo o tamanho desta e também fazendo com que os visitantes naveguem um pouco mais no blog, e também apurando os relatórios do Analytics para as páginas individuais, já que na época que não era utilizado, o Bounce Rate alcançava em torno de 90% e 95%, além de as visitas à posts individuais serem praticamente nulos. Com a mudança, eu vi que várias coisas aconteceram. Além de diminuir o Bounce Rate para algo em torno de 70%, eu notei um aumento progressivo do número de visitantes no meu blog. No entanto, alguns visitantes em específico chamaram bastante a minha atenção:

Em primeiro lugar, a maioria dos visitantes do meu blog vem em busca de dois posts feitos sobre construção de antenas Wireless e sobre o material que eu postei sobre um curso da RNP sobre redes sem fio. Tambem são os posts que mais receberam comentários no blog.

Em segundo lugar, meus amigos de vício em Heroes. Muitos vinham atrás de novidades da série, download de episódios, spoilers e até das revistinhas eletrônicas chamadas "7th Wonders".

Em terceiro lugar, e não menos importante, as várias pessoas que lêem minhas histórias, crônicas, divagações e besteiras, que vez ou outra eu estou postando por aqui. Eles são fiéis visitantes do meu blog e estão sempre tentando conseguir um capítulo adiantado, ou tentando apressar a publicação de um ou outro capítulo das minhas histórias. Eu fico extremamente agradecido por todos vocês !!

Continuando, nestes últimos dias fiz uns testes para verificar se realmente o resumo do post na página inicial realmente tinha o efeito que eu esperava, e postei alguns conteúdos curtos, que cabiam inteiros na página inicial, e realmente surtiu efeito, pois no relatório do Analytics o bouce rate, o tempo médio das visitas e o número de páginas por visitante diminuiu sensivelmente ...

Bom, fico muito feliz hoje com este marco, e espero continuar agradando a todos os leitores, como eu acredito que venho fazendo nestes últimos meses, pois eu não escrevo (e as vezes copio) somente por escrever. Eu só publico um post quando ele realmente me agrada, e se ele tem uma chance de ser melhorado, ele não é postado até ficar bom o bastante.

Só há uma ressalva ... Comentem mais nos posts ... Mesmo que seja pra falar "ficou legal". Tenho visto que há poucos comentários nos posts, e gostaria de ver mais comentários e, até quem sabe, discussões sobre um determinado material que eu postei. Ficarei feliz em participar desta discussão !!

FISL 9.0 - Fórum Internacional de Software Livre - Versão 9.0

O ano novo começa, e o novo site do FISL é lançado. Para quem não conhece, o FISL é o maior evento latino americando de software livre, que acontece todos os anos ... Na última versão do fórum, eu não tive como participar, pois houveram impedimentos no meu trabalho que impediram que eu pudesse estar presente por lá. No entanto, este ano pretendo me fazer presente, já que alguns assuntos que normalmente são discutidos no evento estão entre as coisas que eu venho estudando:

LDAP - Muito se tem falado sobre LDAP ultimamente. Um serviço de diretório open source que, com a ajuda do Samba, pode ajudar a centralizar os recursos de rede em uma única estrutura de organização. A Microsoft tem algo parecido há alguns anos, mas não com a mesma magnitude, que é o Active Directory, que eu tive a chance de usar quando ainda usava Windows mais ativamente. Simplifica muitas tarefas de administração de rede.

LTSP - Queiram ou não, os antigos mainframes estão de volta. Ah, não aqueles arcaicos, mas novos equipamentos, claro, e novas idéias para trabalhar com o conceito de Mainframes e Terminais Burros. LTSP é em resumo isto. Uma arquitetura de serviços de terminal baseado em linux e software livre, bastante escalável. Não tive muito contato com este tipo de estrutura até recentemente ao ver em funcionamento os serviços de terminal do Serpro, com o IBM WebSphere HOD provendo um terminal VT3270 para os diversos órgãos do Governo Federal. É a força do terminal facilitando processos hehehehe

Asterisk - Na época que eu trabalhava no Centro Médico em Jataí, me lembro bem daquele sistema arcaico (feito para Win 3.x), mas que funcionava dezenas de vezes melhor que aqueles pabx onde você ficava tentando disputar com outras pessoas o acesso à telefonista, o que as vezes te deixava irritado. Mas, nesse sistema, você ligava e o pabx estava livre !! Claro, você ficava em uma fila de espera que não era grande, e o próprio sistema, via a telefonista, se encarregava de discar para o número e transferir para ti a ligação que você pediu, sem muita intervenção da coitada que fica o dia todo atendendo telefones. Bom, hoje temos um sistema bastante robusto, que se não estou dizendo errado, funciona em cima do conceito de VoIP e ainda é FOSS (Free and Open Source), que é o Asterisk. Não posso falar muito sobre esse sistema, pois o conheço tão pouco, que o que eu falasse sobre ele poderia ser falso ou errôneo, mas lembrando a minha experiência com o programa de PABX citado anteriormente, seria um aumento de produtividade grande para aqueles que dependem de fazer ligações, e um alívio muito grande para as telefonistas !!

Então, neste FISL que eu com certeza vou participar, estes são os assuntos que pretendo estar participando, além de também passear pelos estandes de várias empresas e órgãos governamentais ali presentes e, além disso, também aproveitar para conhecer algumas pessoas famosas do mundo SL.

E como não podia deixar de ser, coloquei um banner permanente no blog para o pessoal entrar e conhecer mais desse maravilhoso evento !!

Easter Egg no Google Maps

Como não poderia deixar de ser em posts onde eu falo de diversos assuntos, cá estou eu a falar de inutilidades, mas esta é talvez a mais engraçada do ano ...

A Páscoa ainda nem chegou e o Google preparou um Easter Egg (bom, é uma falha, mas não deixa de se parecer com um né :P) bem interessante. Antes de falar qualquer coisa, vamos executar os passos ...

Primeiramente, abra o Google Maps e vá diretamente para a opção Como chegar. Digite o nome de alguma cidade da America do Sul em origem e depois Nova York em Destino e clique no botão Como Chegar para ele montar a rota.

Depois disso, dêem uma olhadinha e vejam o que vocês acham de diferente lá !!

* * * Se você ler daqui para baixo, saberá o que acontece * * *

Bom, se você não conseguiu achar, vou mostrar para vocês. Na paleta dos pontos da rota, à esquerda, se você olhar bem, vai ver uma rota escrita "Atravessar o Oceano Atlântico a nado". Bem engraçado, não é ?? Ele está assim em qualquer língua que você procure no Google Maps, mas em especial em português (link) e em inglês (link) ficou bastante engraçado. Confiram aí e a imagem do mesmo.

Bom, é isso ... Acho que já escrevi demais por hoje. Tenham um bom dia para todos, e obrigado por sua visita ao meu blog !!!