segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Gmail com IMAP

Bom dia pessoALL.

Cá estou eu de volta a cidade de Palmas, no calorífeco estado do Tocantins. Minhas férias foram boas, bem descansadas, mas não falarei delas hj aqui não, pois deixarei para uma descrição mais completa para um outro post. Hoje o assunto é IMAP.

Porque IMAP? Porque por uma decisão extremamente brilhante do pessoal do Google, agora o Gmail tem suporte a IMAP. Mas, e daí, o que isso tem a ver comigo?? Bom, simples. Se você nunca usou um cliente de e-mail como o Thunderbird ou o Lotus Notes para chegar e-mail na sua vida, não sabe o quanto essas ferramentas são úteis na organização diária das suas tarefas (e e-mails, claro).

O problema é que até o momento atual, somente era possível usar o protocolo POP para a leitura de mensagens dos webmails mais populares, e isso as vezes me dá nos nervos, tendo que ter uma base de e-mails entre computadores sincronizada e tendo que baixar os mesmos todas as vezes que eu precisasse de uma única mensagem.

Isso muda com o IMAP porque você não precisa mais ficar se preocupando em sincronizar vários clientes com o servidor POP. Simplesmente com o IMAP vc trabalha com seus dados no servidor mesmo, baixando mensagens somente quando realmente necessário, poupando banda e tornando a sincronização entre os clientes automática, visto que vc não precisa ficar armazenando as mensagens localmente.

O IMAP tem outros recursos como o e-mail colaborativo, onde várias pessoas podem acessar a mesma caixa de e-mail e interagir com os outros usuários, já que se uma tag for atribuída para um e-mail, todos os outros usuários daquele terão acesso quase imediato à estas alterações feitas.

Modos de Operação: Conectado e Desconectado; Múltiplos clientes podem compartilhar a mesma caixa de email; Acesso às partes MIME da mensagem e até acesso parcial à mesma, em caso de mensagens muito grandes; Flags para definir o estado da mensagem (como o Gmail já faz desde o começo); Buscas no servidor; entre outros ...

Bom, foram tantas as vezes que eu pedi em petições on-line para que o Gmail tivesse IMAP que agora que isso saiu, sinto que finalmente poderei usar o Thunderbird para ler e organizar minhas mensagens do Gmail ...



Eh isso, depois posto mais coisas interessantes ...