terça-feira, 2 de outubro de 2007

Meu HTC Touch ...

Bom pessoal, meu celular, digo, smartphone novo chegou ontem e só hoje venho aqui postar para vocês as coisas boas que ele faz. Então, vamos lá. Vamos falar de celular ... Não, Smartphone hehehe

Introdução
A palavra de ordem da nova geração de dispositivos de mão é 'touchable' ou em nosso idioma, tocável ... claro que os modelos de PDAs ja são tocáveis desde sempre, mas não totalmente otimizados para o uso com os dedos e é nesse sentido que vem a evolução, ... tocável com os dedos e com ambiente e efeitos visuais ainda mais agradáveis aos olhos!

HTC TOUCH
Com um conceito mais avançado sobre a usabilidade da tela, a HTC lança o Touch, um modelo ultraportátil com enfase no uso dos dedos para controle de muitas das funções do aparelho como telefonia, musicas, fotos, videos, etc ...

NA CAIXA
A embalagem do aparelho é linda, muito bem feita e com excelente acabamento. Por cima vem uma capa em papelão preto, com todos os descritivos em inglês, a foto do aparelho em tamanho real, nome do modelo, logo da HTC, expecificações, uma lista do conteudo da caixa, etc ... removendo esta capa, dentro há a caixa que traz o aparelho. A caixa abre frontalmente e tem a aba imantada. O acabamento é excelente e acomoda muito bem o Touch com uma base de borracha!

Na caixa encontramos :
- o Touch
- 2 caneta styllus
- 1 bateria recarregável
- Get Started CDs (ActiveSync, Microsoft Outlook 2002, Sprite Backup, Spb GPRS Monitor)
- Manuais
- 1 pelicula plástica
- cabo miniUSB (HTCext)
- carregador AC miniUSB (HTCExt)
- headset/fone de ouvido com fio (HTCext)
- par de espumas para o fone de ouvido
- capa de neoprene
- 1 microSD 1GB

HARDWARE

DESIGN
Sem dúvida este é um dos pontos altos do HTC Touch, o aparelho é o menor e mais fino da categoria atualmente, tendo medidas quase que identicas à um Motorola V3, mas com todo o poder de um dispositivo Windows Mobile 6 Professional. O Touch tem sua carcaça em preto fosco com uma barra de metal prateada em todo o contorno.

Na frente e acima, fica localizado o altofalante para telefonemas e junto 2 leds de alerta e atividades sem fio. Logo abaixo está a tela que praticamente cobre toda a área e depois encontram-se 4 botões, sendo eles, 2 para atender e encerrar ligações (com detalhe de que estes acendem quando em uso ou no escuro) e ao centro o direcional, com o botão de ação rebaixado.

Na parte superior traseira temos a camera com um espelho, e logo ao lado outro altofalante mais potente. Depois abaixo ha apenas a logomarca HTC. Similar ao HTC P3600, toda a parte de traz do Touch é uma tampa que dá acesso a bateria e permite remover a lateral metálica que dá acesso a slots de cartões. Um detalhe que vale ressaltar é que a HTC aprendeu com a dificuldade que foi abrir a tampa do P3600 e incluiu um pequeno demonstrativo de como abrir a tampa no Touch.

Na parte superior do Touch encontram-se apenas, o botão de energia (liga/desliga) e o slot para a caneta stylus.

Embaixo do aparelho ficam, uma cavidade para colocar uma alça de segurança, o microfone, o conector padrão HTCext miniUSB e e um pequeno orificio para o botão reset.

Na lateral esquerda há apenas um botão do tipo slide para controle de volume de audio.

E, na lateral direita ficam, um botão para acionar a camera digital e removendo uma parte da barra metálica estão os slots microSD e SIM card. A barra é presa ao aparelho por pequenas alças de silicone e para travar ao aparelho tem 2 pinos do mesmo material.

Para se ter uma noção de medidas seguem algumas imagens do Touch ao lado ou emparelhado com outros modelos ...


(de baixo pra cima Qtek A9100, BlackBerry Pearl 8100, HTC Touch)


(BlackBerry , HTC Touch e Qtek A9100)


(HTC Touch, Qtek A9100 e HTC P3300)

COMUNICAÇÃO E CONECTIVIDADE
GSM/GPRS/EDGE
O HTC Touch também é um celular GSM Triband, apto para a maioria das operadoras que utilizam esta tecnologia (exceto a Vivo GSM, por exemplo!). Para ligações telefonicas o aparelho funcionou perfeitamente, o som do altofalante é muito bom, alto e nitido, tanto em uso privado como no viva voz!
Para o tráfego de dados o aparelho suporta tanto GPRS quanto EDGE, as conexões GPRS em EDGE na Claro funcionaram muito bem durantes os testes!

WIFI e BLUETOOTH
O Touch vem dotado de Bluetooh 2.0 e WiFi 802.11g/b. O Bluetooth utiliza o stack da Microsoft adicionado da função Bluetooth Explorer (FTP) e já com A2DP ..., para as conexões rotineiras com teclados, fones sem fio ou transferencia de itens funciona muito bem.
Quanto ao WiFi também funcionou perfeitamente durante os testes, acessando redes abertas e protegidas sem quaisquer problemas. Pude avaliar o sinal em comparação com um Qtek A9100, e os receptores funcionaram em 90% do tempo com qualidade similar, em 2 pontos apenas o Touch mostrou sinal um pouco inferior mas tão pouco que nem deu diferença durante a navegação web!

USB
Como todos os outro modelos o Touch suporta conexão USB para sincronismo através de cabo HTCext (compativel ao miniUSB).

* O Touch não tem infravermelho!

MEMÓRIA
O HTC Touch vem com 128MB ROM e 64MB RAM, o que é uma boa quantidade de memória para o usuário utilizar aplicativos e manter suas informações e arquivos principais, no entanto apenas 80MB estão disponiveis para uso. Comparando ao A9100 WM6 (com 96MB disponíveis) oferece 12MB a menos. Junto com o Touch (de fábrica) vem ainda um cartão extra microSD de 1GB, no entanto pode-se utilizar capacidade superior por exemplo 2GB, sem problemas.

CPU
O processador deste modelo é um modesto TI OMAP850 marcando 201Mhz, o que é suficiente para funções basicas de PDA e uso de celular, além de muito econômico, no entanto não é a melhor opção para tarefas estressantes como mauseio de jogos, videos, fotos em alta qualidade e VoIP. Para audio, pequenos videos, fotos médias e uso de Internet Explorer e Messenger o aparelho funcionou razoavelmente bem ...

* Um pequeno detalhe a se considerar é que caso o usuário queira muito um pouco mais de poder no processador é possivel aumentar através de Overclock para aproximadamente 263Mhz com software de terceiros.

TELA
A tela é outro ponto forte do aparelho, agora ela não fica rebaixada em relação à carcaça, mas rente (no topo), o que justamente facilita e muito para ter amplo acesso com os dedos à todas as funções do Windows. mesmo os botões e barras nos cantinhos. Achei a tela bem sensivel e com uma qualidade excepcional, muito clara, com ótima coloração, brilho e contraste!

ENERGIA
O Touch tem uma bateria removível e recarregável com capacidade de 1100 mAh que é muito durável neste aparelho. Acompanha ainda um carregador bivolt miniUSB para liga-lo diretamente as tomadas elétricas.

ÁUDIO
O áudio do Touch é muito bom tanto para ligações, quanto execuções e gravações. Usando o fone o áudio fica ainda melhor ... ele é todo em borracha e também é muito bonito, todo em preto com um botão prateado de atendimento telefonico na parte central e na lateral há um botão de controle do volume. O conetor do fone é o HTCext e vai conectado no mesmo lugar onde vai o cabo de sincronismo. Junto acompanham dois protetores e espuma para os fones que tornam o uso mais confortável e se preferir pode deixar na capa emborrachada mesmo que adere melhor!

CAMERA
O Touch tem uma camera de 2.0 megapixels que mostrou-se muito satisfatória, tanto para fotos quanto para pequenos videos. Ela permite gravações de videos no formato mp4 e ficaram muito bons sem engasgos mesmo gravando diretamente para o cartão. Este modelo não oferece nenhum tipo de flash, sendo assim o uso érecomendável somente durante o dia!

CAPA
A capinha é muito simples, sendo um tipo de saquinho para colocar e tirar o aparelho sem muita dificuldade. Como não tem alça para cintura, deve ser usada no bolso da camisa ou calça. Ela é toda em um material tipo neoprene e flanelada por dentro. Do lado de fora uma etiqueta HTC faz o merchandising .

SOFTWARE

WINDOWS MOBILE 6 PROFESSIONAL
O HTC Touch é baseado na plataforma Windows Mobile 6 Professional (sistema operacional Windows dedicado à aparelhos de mão com caneta e celular integrados) com PushMail e todos os aplicativos padrão como Office Mobile, etc .... Os grandes destaques na parte de software são :

- o HTC Home, plugin para tela incial que oferece uma série e recursos como, um grande relógio digital, grandes botões para e-mail, SMS e chamadas perdidas, um serviço de acompanhamento do clima mundial, e botões de atalhos para os programas prediletos.

- o TouchFLO, um tipo de launcher que permite acesso rapido as musicas, videos e photos, além de contatos e funções de telefonicas e outros programas mais utilizados. O interessante deste software é que ele funciona como um cubo virtual e pode ser girado com o polegar dando acesso as areas e itens, muito similar ao sistema utilizado no iPhone da Apple. Nas listas de musicas o sistema também é parecido sendo que é possivel rolar entre os titulos e pressionar para parar na desejada!

Existem diversos videos na Internet que exibem estas funções em ação ... veja alguns no Youtube !

Ainda falando de softwares, o Touch traz como extra em ROM :
- Adobe Reader LE, leitor de arquivos .PDF
- Audio Manager, player de musicas com sistema de rolar
- Bluetooth Explorer, gerenciador de arquivos paa acesso a outros aparelho também com Bluetooth
- Comm Manager, gerenciador de conectividade da HTC mas com novo visual
- eJava, emulador da Emertec para execução de jogos e programas no formato MIDLETs
- Streaming Media, player para musica e videos streaming no formato RealOne
- Zip, des/compactador de arquivos no formato WinZip
- Voice Recorder, gravador de voz no estilo player com mais funções como enviar por MMS ou configurar para Ringtone
- Network Wizard, um sistema de configuração automatica de GPRS, MMS e WAP, infelizmente não oferece opções para America Latina

Quanto à softwares extras em CD que o acompanham, além dos ActiveSync 4.1, Outlook 2002, um outro CD traz os excelente:
- Sprite Backup, software para cópia de segurança de todo o sistema do Touch em cartão de expansão
- GPRS Monitor, um gerenciador de conexões celulares que permite obter informações sobre tráfego e custos

PRÓS E CONTRAS
Depois de utilizar o Touch por alguns dias posso dizer que, como pontos fortes ele tem:
- Quadband e EDGE
- otimização para uso com os dedos incluindo a disposição da tela e os sistemas TouchFlo e HTC Home
- pelicula inclusa
- microSD 1GB incluso
- extremamente compacto e leve, discreto e de ótimo acabamento
- conector mniUSB padrão para sincronismo e carga
- caneta styllus extra

E pontos contra:
- a modesta CPU de 201Mhz
- o micro SD poderia ser de 2GB e junto vir um adaptador SD pra uso com o notebook ou leitores USB
- a capa poderia opcionalmente ter um sistema para ser pendurada a cintura como nos MPx220
- botões de atendimento telefonico muito pequenos

Conclusão
O HTC Touch é um aparelho fácil de usar, pequeno e discreto, com ótima qualidade e com todos os bons recursos procurados hoje em dia! Além do que é muito compacto e leve, ótimo por exemplo para ser transportado à camisa durante reuniões ou atividades administrativas.

Fonte: winCEBr@sil - http://www.windowsphone.com.br/cgi-bin/suporte/05.idc?IDFaq=398