quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Terceiro dia em Brasília: Técnicas de Transmissão e Link Budget

Bom dia.

Bem, a minha vida aqui em Brasília tem sido bastante calma, tirando o curso, claro.

Ontem fui ao shopping passear e não resisti em passar numa livraria e comprar uns dois livros: "Compiladores: Princípios e Práticas" e um outro livro literário que é um misto de Thriller e de Suspense.

Quanto ao curso, ontem a gente viu bastante coisa relacionada a antenas, atenuação de sinal, ganho de antenas e diversos cálculos relativos a sinal e as antenas. À tarde deste mesmo dia, vimos várias coisas a respeito de propagação de sinal, mais fórmulas relativas à atenuação de sinal no meio, zona de fresnel, perda de sinal por interrupção por construções, árvores, etc, e bastantes fórmulas para estas coisas. Foi bem tranquilo o dia ontem, até fui no quadro resolver alguns exercícios de zona de fresnel.

Como prática, montamos uma rede ad hoc entre duas máquinas, o que deu um pouco de trabalho no meu grupo pois o bendito firewall do windows estava impedindo o tráfego de dados entre as máquinas, mas no final deu tudo certo, e depois, com o iperf, fizemos testes de performance na rede, tanto em UDP quanto em TCP.


Já o dia de hoje está sendo um pouco mais light, pois voltamos à teoria de novo, estudando sobre técnicas de transmissão, e muita coisa me é familiar, por causa dos meus velhos tempos de leitura de revistinhas de eletrônica. A maioria dos sinais é bem parecida com os sinais utilizados em transmissão AM, FM, Ondas Curtas ou mesmo em faixas mais altas, como VHF, UHF e SHF.

Agora de manhã, depois do lanchinho, a gente vai implementar uma rede ad hoc com tráfego de internet por uma das máquinas. Coisa fácil, pois é só vc definir as rotas de saída da máquina e de chegada na mesma, e nas outras máquinas, definir a primeira como sua rota padrão, ou gateway, para os menos entendidos. Ah, claro ... No Windows eu não sei como configurar para o mesmo fazer NAT, mas acho que é algo que acabarei vendo por aqui.

No mais pessALL, deixo vcs por aí e vou para a finalização da aula de hoje, sobre técnicas de transmissão.

P.S.: Talvez hj à noite, se tiver internet no shopping, eu termine de montar meu tutorialzinho sobre como montar alguns tipos de antenas direcionais utilizando diversos tipos de materiais, entre eles latinhas de batata Pringles, latas metálicas de nescau ou mesmo as grandonas de ervilha e/ou milho.

Flws !! E bom dia/tarde/noite para vocês.