quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Firefox 3.0a7 Gran Paradiso

Que o Firefox é bom, rápido, seguro e estável, todo mundo sabe. O desenvolvimento ativo da versão 3 traz cada vez mais melhorias.

Normalmente a idéia que fica é de que a cada nova versão os programas ficam mais pesados, mas (ainda bem!) não é o que ocorre com o Firefox. A versão 2.x se mostrou melhor do que a 1.x em termos de desempenho global, e pelo visto a 3 será mais leve ainda do que a 2. Digo "leve" não necessariamente em menor consumo de memória RAM, mas sim mais eficiente no que se refere ao desempenho global: mais rápido, mais ágil, e claro: mais recursos, o mínimo esperado de uma nova versão.

No comecinho desse mês foi liberada a alpha 7 do Firefox 3, codename Gran Paradiso. Mais veloz para renderizar as páginas, isso não é propaganda, é fato: acaba sendo bem superior à versão 2, mesmo sem estar pronto ainda.

Na alpha 7, várias melhorias pequenas em conjunto fazem dele uma boa opção, frente às versões anteriores e as atuais chamadas "estáveis". Além da rapidez na montagem das páginas e no motor do corretor ortográfico, destacam-se:


* Agora os ícones dos sites acessados (favicon) são exibidos na listinha da barra de endereços, facilitando a identificação visual da página.

* Padrão de 180 dias para as páginas no histórico, em vez de 9 (claro que isso pode ser configurado, mas quase ninguém configura).

* Criptografia de 256 bits usando o Camellia, sistema inicialmente desenvolvido pela NTT e Mitsubishi (para sites que suportem o recurso).

* Melhorias na tela de abertura de arquivos usando protocolos específicos que o Firefox originalmente não reconheça (algo que comece com "protocolo://endereço/arquivo.etc"), dando a opção de o usuário escolher o programa desejado para abrir o recurso.

* Opção de zoom completo da página, similar ao existente no Opera e no IE 7. Além de ser bom por aumentar o visual do site proporcionalmente, permite pegar "miniaturas" dos sites sem grandes esforços.

Existem também outros recursos do Firefox 3. A principal certamente é a nova engine de renderização, chamada Cairo, que também é usada em vários outros projetos. A nova engine permite uma visualização muito melhor, com anti-alias nas bordas arredondadas e interpolação em imagens redimensionadas, além de economizar memória RAM (já que vai ser compartilhada com outras aplicações).




Entre outros recursos menores, o Firefox 3 agora se lembra das configurações de zoom do texto para cada site, implementa o recurso de navegação off-line, permite seleção múltipla de textos usando Ctrl, Live Bookmarks, favicons de sites também no menu drop-down da barra de endereços, suporte a Png animado, melhor suporte a Svg, e também novos e impressionantes recursos que salvarão o mundo, como uma janela de diálogo de finalização, estilo programador iniciante Delphi; Triplo-clique agora seleciona o parágrafo inteiro ao invés da linha e Mudada a quantidade de dias do histórico de 9 para 180 dias, entre outros ...

Sendo uma versão alpha, é recomendada apenas para aventureiros e admiradores do Firefox. Testei a versão Linux e o resultado foi muito bom, com poucos problemas meramente estéticos na barra de rolagem e alguns itens da tela. Anteriormente usava a versão alpha 6 para Windows, sem encontrar problemas usei-a como navegador padrão até então.

Download do Firefox alpha 7:

Para Windows:
http://download.mozilla.org/?product=granparadiso-alpha7&os=win&lang=en-US

Para Linux:
http://download.mozilla.org/?product=granparadiso-alpha7&os=linux&lang=en-US

Para Mac OS X:
http://download.mozilla.org/?product=granparadiso-alpha7&os=osx&lang=en-US

Nota oficial de divulgação, com screenshots:
http://mozillalinks.org/wp/2007/08/firefox-3-alpha-7-released/

Veja as notas de versão completas em:
http://www.mozilla.org/projects/firefox/3.0a7/releasenotes/

O que há de novo no Firefox 3
http://www.squarefree.com/burningedge/releases/trunk-for-firefox-3.html

P.S.: O corretor ortográfico ainda não está disponível em português para o Firefox 3. Vale notar que o corretor ortográfico já está presente no Firefox 2, mas por algum motivo vem desativado. Ele é bom pois previne que você envie um email ou preencha um formulário com erros bárbaros, sem precisar clicar em nada, a verificação é automática - destacando as palavras com um sublinhado vermelho, similar ao que os processadores de texto fazem. Para ativá-lo, faça isso: clique em algum campo de texto de qualquer site com o botão direito, e deixe marcada a opção de verificação ortográfica para aquele tipo de campo. A seguir, clique com o botão direito novamente e escolha a opção para adicionar idioma... Uma nova aba será aberta em uma página com os idiomas disponíveis. Localize o Português do Brasil (ou o que você quiser) e clique em Instalar. Depois de instalado e reiniciado o Firefox, clique com o direito novamente num campo de texto e escolha o idioma padrão desejado :)

E para finalizar, minha screenshot do Gran Paradiso