quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Mudanças no Blog, Google AdSense e Analytics

Bom pessoal, a partir de hoje o blog Toca do Elfo terá uma nova maneira de mostrar os posts que eu publico com certa periodicidade. As mudanças não são lá muito grandes, mas fazem uma grande diferença em termos do tamanho da página inicial, como uma das primeiras medidas para deixar minha página mais leve e acessível...

Na verdade, tudo começou quando eu resolvi consultar várias pessoas sobre o que realmente meu blog estava sendo para elas, apesar de eu ainda manter a idéia de que o que eu posto no blog não é tanto para agradar os outros, mas a mim mesmo e minha sede de busca de informações e de escrever .. Eu tive várias sugestões de alterações no blog, desde pessoas que falaram que o blog deveria ter cores mais sóbrias e visual mais profissional até pessoas que sugeriram que o blog deveria ser focado em alguma área específica, ou mesmo que os textos fossem menores (ou maiores, segundo um amigo meu aficcionado nas histórias do elfo). Mas, não vem ao caso as especificidades agora. O que importa é que eu pensei em todas as dicas de todo mundo, e resolvi estudar um pouco mais o comportamento das pessoas que visitam meu blog diariamente, semanalmente ou mesmo uma única vez.


Foi pensando nisso que eu resolvi usar mais um dos fantásticos recursos do deus das buscas ... O Google Analytics. Abri minha conta (que foi simples, pois tenho uma google account), configurei as informações dobre meu blog e as páginas que ele possui, configurei mais algumas informações de localidade e timezone e no final, apareceu um scriptzinho em javascript para colar no final da página. Eu coloquei, e fiquei esperando ... esperando ... esperando ...

Daí, conversando com um colega de trabalho, que também instalou o Analytics em seu site (e no site da nossa instituição de trabalho hehehe), descobrimos depois de um dia que o "Bounce Rate" ou "Taxa de Desistência" de nossos blogs era bastante alto. O meu blog mesmo, nesse momento, marca a impressionante marca de 80,49% de taxa de desistência sobre 41 visitas. Significa que das 41 visitas, somente 8 continuavam navegando no meu blog. E como "AdSense + PageViews = $$$", eu fiquei decepcionado. Tudo bem que em 15 dias eu já ganhei 90 centavos de dólar, mas a ambição pelo dinheiro fácil e meu ego me fizeram mudar minha estratégia de marketing e ... Ah, dexa pra lá ... Bom, resolvi mudar e é isso que importa hehehe

Instalei o Analytics e comecei a estudar as informações de monitoramento do site. Vou ser sincero, as informações que eu encontro ali são tão completas que fiquei surpreso por elas serem gratuitas (bem, eu não alcançarei 5 milhões de pageviews por mês com meu blog). E com base nas informações dadas pela ferramenta, e tb pelas dicas de meus vários amigos por aí pelo mundo, eu tomei a decisão de alterar o formato dos posts. Agora, a página inicial fica mais leve e caso a pessoa se interesse pelo post, ela terá a oportunidade de ler o post completo, sem ter que percorrer milhas de rodadas de mouse até chegar ao lugar que lhe interessa ...

Outra coisa é o dindin que tou ganhando com o blog. O AdSense não dá muito dindin, mas pelo menos me permite ganhar alguma coisa pelas besteiras que eu acabo postando por aqui. É um recurso interessante. Eu vou tb aproveitar para readaptar as tags do AdSense pra refletir o conteúdo do site ...

Bem, é isso ... Não tenho muito mais sobre o que falar, pois esse post já ficou grande demais ... Mas, como agora eu tou usando esse recurso inédito de postagem, vcs não precisarão mais ficar lendo coisas grandes demais, pois como disse um amigo meu, "ninguém na internet tem paciencia pra ler textos muito grandes... estamos na era do instantaneo".

Até mais caros leitores do meu blog, e até minha próxima longa e dispendiosa postagem hehehehe !!!