sexta-feira, 22 de junho de 2007

Adobe Creative Suite x M$ Silverlight x JavaFX


Bom, como eu sempre faço quando acho alguma coisa que não me agrada, aqui estou para falar (mal) de três tecnologias que estão vindo para marcar o terreno das apresentações multimídia na internet. O Flash integrado com o Soapbox, o M$ Silverlight e a nova estrela do momento, o JavaFX.

Depois de comprar a Macromedia, com seus poderosos Flash e Dreamweaver, A Adobe passou a mostrar um desembaraço inédito na web. A suite Creative Suite 3 está vindo para dar um novo ar ao que já era praticamente padrão. O Flash, entre outros melhoramentos, está recebendo um upgrade na sua estrutura para fazer ainda melhor o que já faz muito bem. Detalhe, Creative Suite não é só Flash, mas várias aplicações voltadas para desenvolvimento de RIAs, ou Rich Interface Applications. Imaginem agora, Flash com qualidade de imagem do Photoshop, vídeo como o Premiere e Áudio como o Audition ?? Eh, será uma difícil luta pela frente ...

Já a M$ está começando no mercado "lucrativo" de RIAs com seu novo "Luz Prateada" ou Silverlight. Silverlight é um plug-in para browsers (que pena que o IE ainda não se tornou um) que permite a provedores de conteúdo oferecer experiências de vídeo rico e mídia interativa a partir dos sites. A tecnologia, que integra o novo sistema gráfico do Windows, o Windows Presentation Foundation (WPF), será a utilizada para fazer funcionar os "poderosos" gráficos e experiência visual do Silverlight. A M$ diz que será possível usar o plugin em plataformas "alternativas", segundo palavras de fontes microsofteanas. Só espero não ter que usar a vbrun.dll nem a comctrl32.dll no Linux.

Continuando, temos o JavaFX, da Sun. O JavaFX Script é a plataforma que a Sun está desenvolvendo que permitirá a criação de aplicações que rodarão em qualquer dispositivo equipado com JRE (Java Runtime Environment), a tradicional máquina virtual usada por aplicativos Java. Com nova linguagem, a idéia da Sun é simplificar o desenvolvimento de RIAs (Rich Internet Applications) na plataforma Java. Todos os componentes da JavaFX Script serão licenciados sob a GPL, em regime de código aberto.

A JavaFX possui dois componentes principais: a linguagem JavaFX Script e o sistema JavaFX Mobile para dispositivos móveis. As novidades foram divulgadas na JavaOne 2007, evento da Sun para desenvolvedores.

O sistema JavaFX Mobile é voltado para celulares, handhelds e outros dispositivos móveis. Para acelerar o desenvolvimento do novo sistema, a Sun adquiriu tecnologias da empresa SavaJe, especializada soluções de mobilidade.

Tirando estas três grandes titãs do mundo multimídia, existem ainda algumas alternativas mantidas por comunidades, como o projeto OpenLaszlo, a linguagem Ruby e ambientes para desenvolvimento em Ajax.

Bem, é isso ... As armas estão à mesa, só falta escolhermos a melhor para nossas necessidades e ir à luta !!