terça-feira, 8 de maio de 2007

Primeiras impressões do Delphi 2007 for Win32


O Delphi 2007 for Win32 da CodeGear vem revitalizar o desenvolvimento para a arquitetura Win32 por combinar o já consagrado ambiente RAD (Rapid Application Development, ou Desenvolvimento Rápido de Aplicações) com o suporte ao Windows Vista e com conectividade com bancos de dados melhorada.


O Delphi 2007 for Win32 é voltado primeiramente para programadores Win32 que desejam oferecer suas aplicações com suporte completo ao Windows Vista - aplicações com temas, suporte à interface Aero através da VCL, além de melhoramentos visuais em janelas de diálogo como as famosas "Abrir/Salvar" e diálogos para tarefas específicas como impressão, seleção de cores e fontes.

Se vc não usou o Diamond Black (Delphi 2005) e o BDS 2006, o Delphi 2007 for Win32 é a nova versão do Delphi que vc não pode deixar de experimentar !!


Como eu citei anteriormente, o Delphi 2007 for Win32 virá com suporte a interface Aero e a nova infra-estrutura chamada WinFX, composta principalmente pela Windows Communication Framework e pela Windows Presentation Framework. A ferramenta disponibiliza componentes, classes, métodos e propriedades que são compatíveis com o "look and feel" do Vista. O suporte ao Aero virá sob a forma de interfaces para os novos eventos relativos aos efeitos visuais, como transparências, movimentações e deformações alternativas disponibilizadas pela WPF. Uma coisa interessante é que componentes colocados nas áreas transparentes só podem ser corretamente vizualizados quando vc ativa a propriedade DoubleBuffered do form.

Também virá com o DBX4, nova versão do já consagrado set de componentes para acesso a bancos de dados, agora com performance melhorada e suporte a novos bancos de dados.

Apesar de eu não ter testado praticamente nada, o Delphi 2007 for Win32 vem com a Vcl for Web, com suporte a Ajax. Se não me engano, ela vem para substituir o uso dos componentes Intraweb por uma solução aberta, baseada em padrões web como css, xhtml e ECMAScript.


Outra coisa interessante que eu usei muito pouco foi o suporte ao MSBuild. A partir desta versão do Delphi 2007 for Win32 (e todos os outros projetos da linha 2007) utilizam o "projetc build" e o "make" do MSBuild como forma de simplificar o gerenciamento dos projetos.

Uma das maiores reclamações de vários desenvolvedores (e minha também) era relacionada ao sistema de ajuda que o BDS2005/2006 utilizavam e dificultavam bastante a procura de informações relevantes. Agora o help é mais integrado a IDE, utilizando melhor o esquema de estrutura de classes e fazendo maior uso de referências cruzadas.

Das coisas que eu testei e que mais gostei foi do novo Debugger. Agora vc pode abrir individualmente cada um dos vários painéis da janela CPU Window como a CPU Stack, Registradores e o Disassembler e acompanhar a execução de breakpoints tanto no código quanto nas informações contidas nestas janelas. O Debugger tb é bastante integrado ao editor de código, reportando erros de sintaxe no código.

Para finalizar, o Code Insight teve bastantes mudanças na forma como é utilizado, permitindo uma navegação pelos métodos tanto na forma tradicional como na nova forma, discriminando os métodos tanto pela classe quanto pela visibilidade do método.


Em tempo, a IDE do Delphi 2007 for Win32 vem seguindo o formato já consagrado nas versões 2005 e 2006 da ferramenta. A interface é bastante intuitiva e centraliza várias informações úteis em uma nova tela de início, onde além das opções de criar novos projetos ou abrir projetos existentes, vc tem links para blogs e sites relacionados ao Delphi.


Esta versão do Delphi 2007 veio realmente para suceder o seu antecessor, o BDS 2006 e também vem com várias utilidades que podem fazer com que os programadores que ainda usam o Delphi 7 se sentirem tentados a usar esta nova versão da ferramenta de desenvolvimento RAD mais usada na atualidade.

P.S.: A "Delpha" voltou a aparecer nessa nova versão como ela aparecia no longínquo Delphi 4. É a volta as origens !!