quinta-feira, 24 de maio de 2007

32 bits Vs 64 bits

Olá povo do meu blog!

Eu terminei de baixar aqui em casa o Slamd64, que é um modificação do slackware compilada para processadores de 64 bits, como o que eu tenho; um AMD Athlon 64 3.2+. Atualmente estou usando somente aplicações 32 bits nele, ou seja ateh agora não usei do que eu paguei pra ter, rsrsrsrsrsrrrs. Eu ateh que baixei o gentoo e passei horas e horas instalando e compilando ele todinho pra 64 bits, não posso deixar de falar que foi muito bom e prazeroso fazer isso, mas desisti por que o bicho não compilava o Gnome nem por um decreto, daih nem tentei o KDE por que enfim perdi a paciencia e tb pq KDE é muito feio. Soh cheguei a usar o bichinho em modo texto mesmo, mas tarefas como recompilar o kernel ou a glibc passaram a ser muiiiiiitissimo rápidas, mas deixei ele de lado e instalei meu velho slackware 11 pra 32 bits mesmo.

Andei pesquisando por aqui um pouco sobre a diferença dos processadores 32 bits e dos 64 bits, eu procurei nos manuais da INTEL lah em casa mas não achei nada que fosse bem prático para mim, lah soh falava um pouco dos EM64T da propria INTEL, jah que eu tenho um AMD preciso dos manuais dela ehehehheheheheh.

Soh para terem um ideia da capacidade de processamento dos 64 bits em comparacao com os de 32 bits e de 16 bits veja o calculo simples:

2^16 = 65536 bits internos (Processador de 16 bits)
2^32 = 4.294967 x (10 ^ 9) bits internos ( Processador de 32 bits)
2^64 = 1.844674 x (10 ^ 19) bits internos ( Processador de 64 Bits)

Dá pra ver a diferença grotesca de um processador de 64 para um de 32 bits, lembrando que esses numeros tratam de capacidade de processamento não de velocidade.

Agora meu povo e minha pova! Sem um Sistema Operacional capaz de usar essas novas features não adianta nada gastar uns reais a mais com esses processadores de 64 bits! Por isso que quando eu chegar em casa hoje eu voiu eh fazer um backup do meu pc e meter bala pra instalar o Slamd 64!!!E detalhe o Slamd 64 jah tah com os pacotes do Slackware 11!!!! r0xxxxxx

Abraços….