quarta-feira, 25 de abril de 2007

Experiências com Linux, parte 2


Debian ... Slackware ... Ubuntu ... Mandriva ... Gentoo!

Eh, foram vários sistemas operacionais que passei nesses últimos meses, testando e vendo os que mais me agradavam em termos de personalização e de "facilidade de uso" ...

Debian pra mim foi uma excelente experiência. Bastante complexo de instalar, mas um sistema robusto e bastante personalizável. O Ubuntu, como o Debian, usa o aptitude como sistema de pacotes, o que facilita muitas coisas, principalmente dependências; Sistema facérrimo de usar. Mandriva, como era na época do Conectiva, é um sistema interessante para desktops, apesar de o Ubuntu se sair melhor ultimamente. Slackware, foi minha paixão durante estes últimos 6 meses; Aprendi quase tudo o que eu sei a respeito do Linux nele; compilação do kernel, recompilação de bibliotecas (nunca mais compilo a glibc hehehe) e principalmente, os arquivos de configuração e a sequência de inicialização, que comecei a entender melhor neste sistema.

Gentoo. Uma nova experiência com um sistema operacional onde é praticamente você que compila as várias partes do sistema. O Gentoo Linux, diferentemente das outras distribuições, usa um sistema de gerenciamento de pacotes parecido com o Ports, utilizado no FreeBSD. Você baixa os fontes dos aplicativos que vc quer instalar e compila quase que sem muita intervenção. Lembra o apt-get neste ponto. emerge gnome e emerge openoffice, duas coisas que demoraram bastante para serem instaladas (imagine, qse 29h de compilação da GTK+ e do Gnome, mais 13h de compilação do OpenOffice). A instalação do kernel e das ferramentas de desenvolvimento foi uma coisa que também me agradou bastante, não havendo os habituais problemas de compatibilidade entre bibliotecas quando compilando o FreePascal e o Python. Ainda não tive muito tempo para conhecer este sistema melhor, mas acredito que será como foi com o Slackware para mim, uma excelente experiência, com um sistema mais complexo.

Talvez daqui alguns anos, eu consiga finalmente executar o tutorial do Linux From Scratch, considerado o essencial para criação da sua própria distribuição. Vc mesmo baixando os pacotes manualmente, você mesmo compilando cada parte do sistema e montando em seu devido lugar, etc ...

Para finalizar, uma fotinha da minha cadelinha, que tanto sinto saudades ...